SSL gratuito e SSL pago: entenda as diferenças
Ter um SSL é essencial para garantir segurança ao seu portal, bom ranqueamento no Google, maior confiança dos clientes, entre outros benefícios. Entretanto, antes de implementar esse instrumento, é importante que o responsável conheça a diferença entre SSL gratuito e SSL pago, já que eles trazem distinções impactantes para a segurança e a rotina da empresa.
Em um período em que os ataques cibernéticos estão aumentando cada vez mais — 16,2 bilhões de tentativas na primeira metade de 2021 —, aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto é fundamental para garantir a segurança do seu site, dos seus clientes, colaboradores e outros. Por isso, continue esta leitura para entender o que são SSL gratuito e SSL pago, suas diferenças e a melhor alternativa para seu negócio.
O que são o SSL gratuito e o SSL pago?
Primeiro, é necessário entender de forma clara o que é um certificado Secure Socket Layer (SSL) — camada de soque seguro, em português. Basicamente, consiste em um mecanismo de criptografia desenvolvido para maximizar a segurança dos dados que são compartilhados na internet.
É por meio dele que você consegue garantir a segurança das conexões de internet e impedir que criminosos acessem e editem as informações trocadas entre dois sistemas ou plataformas. Para saber se um portal tem um SSL, basta conferir no cadeado ao lado da barra de endereço de e-mail no navegador. O site terá um SSL e estará protegido caso o cadeado esteja fechado ou verde.
Outra forma de obter essa informação é verificando se há a letra "S" (secured) após o “http” nos sites, ficando “https” para os portais que contam com a segurança dos SSLs.
Os SSLs gratuitos, como o nome indica, cumprem sua função sem a necessidade do pagamento por parte do proprietário do site. Já o pago oferece serviços adicionais ou mais completos, porém em troca de um determinado preço.
Quais são as diferenças entre eles?
As diferenças entre o SSL gratuito e o pago vão muito além do preço e impactam diretamente a proteção que é concedida ao portal e, consequentemente, ao negócio que o implementou. Existem diferenças nos SSLs gratuitos e pagos que são oferecidos pelas diversas empresas do mercado, mas neste tópico explicamos os recursos e as características dos dois tipos de SSLs de forma geral.
SSL gratuito
Os certificados SSL gratuitos são bastante populares ao redor da web, pois são distribuídos por certas organizações e operam com a integração para sistemas e hospedagens de sites de menor custo. Porém, há muitos certificados digitais gratuitos em que as certificadoras não verificam os dados do proprietário do site, o que aumenta as chances de criminosos virtuais (hackers) validarem certificados com dados falsos.
Os principais detalhes que podemos listar sobre esse tipo são:
- seu prazo de validade é de 3 meses, sendo preciso fazer todo o procedimento de reemissão do certificado com o fim desse período. Por isso, a empresa pode ter dificuldades no controle de renovação e deve manter um recurso ou responsável monitorando esse prazo;
- sua instalação é considerada mais complexa, o que traz um risco maior para a queda do site;
- ele valida automaticamente se o site existe ou não, independentemente de sua legitimidade. Por exemplo, um site pode parecer seguro por ter esse tipo de certificado, mas na verdade ele é malicioso e cópia de outro portal legítimo;
- o procedimento de reemissão é o mesmo e precisa ser feito sempre que for colocado em um novo domínio ou subdomínio;
- não há políticas de garantia caso ocorra alguma falha.
SSL pago
Quanto aos SSLs pagos, eles são validados e credenciados por certificadoras independentes, conferindo maior autoridade e segurança a eles. Podem ser obtidos para mais de um domínio, e é viável aplicar um certificado diferente para cada subdomínio.
As organizações que disponibilizam SSLs pagos contam com suporte ao cliente de qualidade, têm protocolos de segurança caso algo errado aconteça e disponibilizam selos (estáticos ou dinâmicos) que podem ser alocados no seu portal para demonstrar aos clientes como seu site é seguro.
Há diferentes tipos desse certificado no mercado, como os de Validação Estendida (SSL EV), Validação Organizacional (OV) e Validação de Domínio (SSL DV). Os SSLs em geral e os disponibilizados pela VALID Certificadora têm as seguintes características:
- amplo prazo de validade e suporte à língua portuguesa pelo GlobalSign (maior emissora de SSL no mundo), que estará sempre de prontidão caso o site caia;
- possibilidade de gerenciar facilmente todos os certificados da empresa, além de emitir avisos sobre a necessidade de renovação de cada SSL;
- melhor controle da gestão dos portais, apoio especializado, maior nível de confiança na prestação de serviços e recursos de gestão de certificados;
- disponibilização de vários níveis de validação (DV, OV e EV) e variados tipos de certificados, como o coringa — Wildcard em níveis OV ou DV;
- assim que o certificado é emitido, ele pode ser instalado em um certo número de servidores por meio do mesmo SSL. Não é preciso fazer o processo de emissão todas as vezes que o SSL for implementado em um novo servidor;
- há uma política de garantia para todos os certificados da GlobalSign que apresentarem erros no seu processo de vigência.
Qual é a melhor solução SSL?
Apesar das desvantagens das certificações gratuitas, elas têm seu lugar na internet, pois são destinadas às páginas pequenas e que não necessitam de muita segurança, como blogs pessoais, sites não comerciais que não almejam crescimento, entre outros tipos. Por outro lado, se o portal é de uma empresa que preza a sua imagem no mercado, deseja evitar ciberataques e problemas legais, então o SSL pago é um requisito mínimo para garantir seu pleno funcionamento.
Maximize sua proteção contando com o apoio da Valid Certificadora, pois seus certificados SSL protegem todos os dados enviados pela internet com segurança de 2048 bit e alcançam seu comércio eletrônico, contas de e-mail e logins. Ainda, ativarão o cadeado de segurança do browser e a conexão segura.
As diferenças entre SSL gratuito e SSL pago são amplas, mas esses dois tipos têm finalidades distintas no que diz respeito à segurança. Se você tem um portal com dados confidenciais de seus clientes, da empresa ou colaboradores, além de precisar conquistar bom ranqueamento no Google, conte com a VALID Certificadora e aproveite um SSL altamente seguro.
Entre já em contato com o atendimento imediato da VALID Certificadora para saber mais sobre nossos certificados, serviços e diferenciais!