4 dicas para quem é MEI e precisa melhorar sua gestão!

Micro empreendedor gerenciando seus processos em seu ambiente de trabalho

Melhorar gestão é algo que todo profissional busca ao longo de toda sua carreira como empreendedor, e é algo que pode acontecer com o tempo e a maturidade, mas ainda assim, existem dicas preciosas de como se colocar no caminho certo para ter uma gestão muito mais assertiva e de acordo com as boas práticas de como gerenciar bem uma empresa. 


Com o avanço e democratização da informação, hoje já não tem mais ares de segredo esotérico, e isso munido da tecnologia traz oportunidades de melhorar gestão, que são praticamente universais e não podem ser descartadas. 


Venha conhecer não só dicas de como melhorar a gestão sendo MEI, mas também como o certificado digital pode ser um grande auxiliador nessa jornada. Confira! 

O que é MEI?

MEI é uma categoria em que empresários e empresas se enquadram, esta categoria no geral tem muito mais facilidades do que a categoria padrão de empresas, em muitos aspectos que vão desde a forma como um empreendedor se torna MEI e sai da informalidade, até na forma como alguns tributos e impostos são cobrados. A categoria é considerada relativamente nova, mas ainda assim já é um grande sucesso. 


A sigla MEI, por sua vez, significa Microempreendedor Individual, e esta categoria agrega praticamente qualquer empresa iniciante que queira fazer parte. Ela tem algumas vantagens, como as facilidades que já citamos, mas também tem suas próprias limitações. Como o próprio nome indica, micro, a categoria MEI tem um teto definido para lucros e não pode contratar mais do que um profissional como colaborador. 


Mas mesmo com todas essas limitações, a categoria MEI ainda é uma das mais procuradas, pois todas suas vantagens realmente fazem a diferença para empreendedores que estão começando seus investimentos. O MEI é a categoria certa para qualquer investidor crescer com mais facilidade e aproveitar as oportunidades que o próprio Estado oferece. 


Vamos então analisar como melhorar a gestão sendo MEI através de práticas mais modernas e assertivas em gestão de empresa, vendas e outras técnicas de gerenciamento de negócios. 

CRM para gestão interna

O CRM é um dos itens mais importantes para ser utilizado nas vendas e para melhorar a gestão de empresas. 


O Customer Relationship Management ou simplesmente gestão de relacionamentos com os consumidores, é um conceito que busca adaptar as vendas para atender perfis diferentes, na verdade, orienta as vendas para atender perfis diferentes e customiza a relação entre a empresa e o consumidor, como o próprio nome sugere. 


As táticas CRM buscam levar para a empresa um controle muito maior sobre como lida com seus clientes e consumidores, com um catálogo completo de informações úteis que auxiliam o contato e as vendas com o cliente. O CRM é um conceito administrativo e de sales, mas hoje já está totalmente digitalizado e funciona por meio da tecnologia. 


Um dos benefícios do CRM está em trazer vendas muito mais assertivas para uma empresa, e mesmo um empreendedor que está começando, tem muito a aproveitar com o CRM e a inserção dessas ferramentas em seu dia a dia na rotina empresarial. 


Uma gestão com CRM é uma gestão muito mais consciente de si e dos seus consumidores, e também consciente dos impactos que seus produtos têm em relação aos clientes. Utilizar o CRM está cada vez mais fácil também, com a popularização de cursos, recursos e ferramentas que auxiliam qualquer um que se coloque nessa empreitada.


Então, procurar as melhores ferramentas CRM é mais do que recomendado, é ideal em diversas situações. Se você busca como melhorar a gestão da sua empresa, deve imediatamente procurar pelos recursos CRM. 

Certificado digital: Segurança e praticidade!

O certificado digital é um dos componentes mais adequados para uma gestão mais capaz, mais assertiva e consciente dos seus recursos. Com um certificado digital temos muito mais oportunidade para melhorar qualquer rotina e negócio, que seja feito na vida diária de uma empresa. Utilizar o certificado digital é absolutamente importante para que sua gestão se torne mais prática, rápida e assertiva. 


O certificado digital é uma ferramenta utilizada como documentos eletrônicos. Assim como existem o CPF e CNPJ, o certificado digital é uma versão virtual de todos esses documentos de identidade, que comprovam, nas redes e no ambiente digital, que você é de fato você, o que também se aplica a sua empresa. 


Se pensarmos bem, podemos deduzir o quanto isso é importante e o quanto diversas ações de rotinas mudaram para sempre quando foram digitalizadas. Diversos serviços só atingiram seu apogeu e o seu sucesso comercial depois de recorrer à digitalização, o mesmo podemos falar sobre o certificado digital. 


Um ótimo passo para melhorar a gestão é procurar uma forma de digitalizar os recursos utilizados por sua empresa e sua companhia. Então, se você procura uma forma rápida de trazer mais praticidade para sua rotina, procure um certificado digital. 


Um certificado digital permite que você possa assinar documentos online, documentos eletrônicos com natureza jurídica, permite que você interaja com alguns órgãos estatais como a Receita Federal, declare seu imposto de renda, até mesmo alterar dados já declarados e acesse o histórico de declarações, além de permitir também, a emissão de notas fiscais eletrônicas, entre outros recursos importantes. 


O certificado digital é com certeza um dos itens mais indispensáveis para melhorar a gestão de uma empresa e deve ser sempre utilizado quando possível. 

Nuvem para salvar documentos importantes!

E ainda falando em tecnologia, devemos ao máximo abraçar o mundo digital e online para realizar as ações do dia a dia. Um dos componentes virtuais mais importantes é o armazenamento de arquivos em nuvem que liberam muito mais espaço físico, diminui a emissão de papel e, sem dúvidas, é capaz de deixar as práticas de uma empresa mais dinâmicas. 


O armazenamento de arquivos, especialmente documentos, em servidores digitais é absolutamente importante e com eles qualquer gestão só tem a ganhar, então, não deixe de utilizar esses recursos especiais. Armazenar documentos em nuvens, não só poupa espaço mas também insumos importantes, o que gera economia para uma empresa, em papel, em armários e outros produtos. 

Organização em Agendas: Compromissos e reuniões

Se organizar é o primeiro passo para melhorar a gestão, e utilizar algumas técnicas tradicionais é ainda muito efetivo. 


Nada ainda superou a formalização, o uso de agendas, de reuniões e outros recursos usados extensamente por grandes empresas. Reuniões pautam diversas estratégias, permite a abertura da gestão para novas opiniões e também facilita que os funcionários entendam o rumo da empresa. 


Uma agenda é indispensável também para que uma empresa tenha em mãos muito mais recursos organizacionais e que consiga se orientar com mais certeza entre as rotinas do dia a dia. Estar ciente e se orientar por uma agenda organizada, é o passo inicial de qualquer organização e melhora a gestão.  

Vale ou não a pena ter um CRM?

O CRM é sem dúvidas uma ferramenta de vendas absolutamente indispensável para o crescimento de uma empresa, ao menos para um crescimento mais rápido, mais assertivo e inteligente, orientado para as preferências do público. 


Com o CRM uma empresa diminui as possibilidades de errar no mercado, aumenta suas chances de sucesso em relação aos seus consumidores e melhora em muito a assertividade de suas vendas.


Vale muito a pena utilizar técnicas e softwares de CRM no ambiente profissional e comercial, com o CRM uma empresa tem uma oportunidade de ouro de se aproximar de seu público de forma mais direta, mais natural, que traga benefícios para ambos os lados. Por isso, não deixe de utilizá-lo para melhorar a gestão da sua empresa!