Certificado Digital A1: o que é e pra que serve?

Certificado Digital A1

Se você deseja obter uma assinatura digital própria para você ou para sua empresa, precisa saber o que é certificado digital A1. Dentre os certificados digitais disponíveis, vale a pena saber quais são as vantagens do certificado digital A1. Uma delas, se não a principal, tem a ver com a sua capacidade de armazenamento.


Já que a intenção por trás de uma assinatura eletrônica é justamente a praticidade, o que um certificado digital A1 justifica o investimento, mais nesse tipo de registro do que em outros. Afinal de contas, o certificado A1 é simplesmente mais fácil de acessar, pois é genuinamente um registro online, ao contrário do certificado digital A3, por exemplo.


No contexto de uma rotina empresarial, é necessário buscar os métodos e as ferramentas mais eficazes, a fim de otimizar as operações e aumentar a quantidade de produção. Diariamente, colaboradores e gestores se lançam em tarefas que envolvem transações de todos os tipos, e por isso sempre precisam usar os documentos da empresa para legitimar as negociações. 


Nesse sentido, a instalação do certificado digital A1 funciona perfeitamente, já que dá à empresa uma assinatura eletrônica e permite que operações fiscais sejam realizadas até mesmo remotamente, em ambiente de nuvem. Com isso, aborrecimentos como uso excessivo de papel, bem como a necessidade de deslocamento para assinar um documento, são eliminados.


Essa praticidade é o principal motivo por trás do fato de tantos empreendedores, com empresas grandes ou pequenas, buscarem saber cada vez mais o certificado digital A1. 


Conheça mais detalhes sobre o certificado digital A1 e suas vantagens. Veja como esse tipo de assinatura digital funcional, quais as suas diferenças em relação ao certificado digital A3 e quanto custa a instalação do certificado digital A1 para a sua empresa!

O que é o Certificado Digital A1?

Antes mesmo de mostrar o que é certificado digital A1 e suas características, vale a pena reforçar o conceito de certificado digital em si. Trata-se de uma assinatura eletrônica, totalmente digital, de documentos como CPF, CNPJ e Nota Fiscal. Em outras palavras, é um registro de identificação no ambiente digital.


Em nosso país, o certificado digital passou a valer a partir de 2001, por força de uma medida provisória. De lá para cá, quem mais utiliza esse tipo de assinatura eletrônica está na classe dos empreendedores. Não há surpresas, de fato, pois o certificado digital é comprovadamente uma ferramenta para otimizar os processos fiscais de qualquer empresa. 


A mesma medida provisória também prevê que o certificado digital pode ser validado virtualmente, através de um sistema conhecido como Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras. 


Para obter um certificado digital, o interessado deve fazer uma solicitação em uma agência certificadora. Note que somente esse tipo de instituição possui legitimidade para emitir tal documento. Sem a mediação dela, é impossível obter o certificado digital A1 ou A3 genuíno. 


O certificado digital A1 tem muito em comum com os outros, mas sua característica mais forte é a capacidade de armazenamento e acesso. Enquanto outros certificados carecem de um instrumento físico, como um cartão com chip, o certificado A1 pode ser instalado no próprio computador do titular. 

Vantagens do certificado Digital A1

As vantagens também ajudam a esclarecer mais sobre o certificado digital A1. Para começar, o certificado A1 fica armazenado no computador do titular, o  que já funciona como uma medida preventiva contra fraudes. A chave criptografada, que é a tecnologia do certificado A1, fica gravada no próprio disco rígido, com validade de um ano.


Além de ser um sistema bem tecnológico, que previne fraudes, o certificado digital A1 também pode ser desativado na iminência de uma ameaça virtual. 


Para quem tem uma empresa, a instalação do certificado digital A1 é o caminho ideal para facilitar e trazer segurança para as transações fiscais. A eficácia é tamanha, que o certificado pode ser incorporado no próprio ERP da empresa, sem problemas de incompatibilidade, o que permite a emissão de notas fiscais eletrônicas. 

Certificado Digital A1: como funciona?

Para saber o que é certificado digital A1 em termos de funcionamento, basta pensar que este é mais um arquivo em seu computador, o qual, inclusive, pode ser copiado, caso seja necessário usá-lo em outro computador. Mas vale enfatizar que esse arquivo não funciona em tablets, celulares e outros dispositivos móveis. 


Os sistemas de computadores mais comuns reconhecem o certificado digital A1 e acessam esse arquivo de maneira direta. Isso traz muita facilidade nas operações, já que é desnecessário configurar sempre ou digitar login e senha em todas as vezes que o utilizar.  É preciso apenas salvar o arquivo no computador para fazer a instalação do certificado A1 na máquina

Quais as diferenças entre os Certificados A1 e A3?

Agora que já sabemos o que é certificado digital A1, é necessário entender as diferenças entre o certificado A1 e o A3, mas o principal é o modo de armazenar informações. Enquanto o certificado A1 fica no computador, em formato de arquivo, e não precisa de configurações adicionais, o certificado A3 é armazenado em um cartão ou token e necessita de configurações.


Para que um computador leia o certificado A3, será necessário instalar antes programas ou aplicativos que sejam compatíveis com este. 


Ao contrário do que é certificado digital A1, o certificado A3 pode funcionar de maneira simultânea em várias máquinas, mas nele não há configurações pré-existentes, o que torna necessário o uso de senha todas as vezes em que for utilizado. A senha do A3 também possui uma validade, que vai de 12 até 36 meses.


As diferenças entre o certificado digital A1 e A3 são refletidas nas necessidades específicas de seus usuários. Para quem precisa de mais mobilidade e diferentes pontos de acesso, o A3 é ideal. Já para quem pode acessar o certificado sempre do mesmo local, e deseja eliminar a necessidade de configurações adicionais, login e senha, então o A1 é perfeito. 


Normalmente, profissionais que precisam de maior mobilidade, como advogados e profissionais no ramo da saúde, preferem o certificado digital A3. Esse tipo de certificado funciona para ter acesso aos sistemas e-Doc e TST, para fazer assinatura eletrônica de documentos. Além disso, serve também para acessar o sistema PEP, que permite a assinatura de prontuários eletrônicos. 


Já empreendedores que utilizam ERP se beneficiam muito da praticidade que a instalação do certificado A1 em seus computadores fornece. A maioria dos sistemas ERP criados já vem com função específica para serem compatíveis com os certificados digitais A1. 


Quanto pode custar o certificado digital A1?

Após conhecer mais a fundo sobre a instalação do certificado A1, bem como essa assinatura eletrônica significa, a pergunta mais comum é quanto ao custo disso. Afinal de contas, os muitos benefícios devem justificar o preço.


O certificado digital A1 sempre tem validade de um ano, logo o seu preço é relativamente parecido entre o que oferecem as certificadoras. Atualmente, esse valor fica entre R$220,00 e R$229,00. 


Após conhecer os detalhes o que é certificado digital A1, sua importância para a rotina de transações fiscais, para a eficácia nas operações e para a segurança de sua empresa, parceiros e clientes, basta escolher qual tipo de certificado melhor atende suas necessidades e procurar por uma certificadora de referência, para ter a certeza de que seus certificados digitais são seguros e confiáveis.