Certificado Digital A3: o que é e pra que serve?

Certificado Digital A3

Você já sabe o que é certificado digital A3? A tecnologia revolucionou muito a forma como fazemos inúmeros processos e os instrumentos que utilizamos. Também mudou os processos em si, criou algumas soluções e uma série de novas ferramentas que antes eram apenas um sonho quase longínquo. 


E com o período conturbado que a humanidade viveu em 2020, com a pandemia, as tecnologias virtuais cresceram ainda mais. Hoje iremos saber o que é o certificado digital A3, um instrumento poderoso para quem quer praticidade, agilidade e mais facilidade em seu dia a dia, confira! 

O que é o Certificado Digital A3?

Como comentamos, a tecnologia impactou de maneira irremediável toda a nossa vida e nossa sociedade, e o que é certificado digital A3 senão o resultado de toda essa transformação? 


O certificado digital A3 é um documento digital, ou seja, a tecnologia aplicada para o mundo dos documentos e para o mundo burocrático, em geral. Para entender melhor a sua forma de funcionamento, basta saber que ele tem o mesmo caráter que um documento comum. 


Ou seja, ele serve para o ambiente online para as mesmas coisas que o seu documento comum também serve quando você o usa presencialmente. Em primeiro lugar, e talvez essa seja a função mais básica do documento, é para te identificar. 


Um documento tem todas as suas informações, e o certificado digital A3 também terá suas informações pessoais e servirá como uma forma de identificação para o ambiente online. Como resumo sobre o que é certificado digital A3, podemos dizer que é exatamente isso: um documento digital, que consegue te identificar na internet, e dar para suas ações burocráticas nesse ambiente virtual o caráter oficial. 


Ou seja, com um certificado digital A3, você tem alguns benefícios como assinar um documento ou contrato, até mesmo tomar algumas ações jurídicas com caráter oficial, com a autoridade que o certificado digital A3 te oferece! 


O certificado digital A3 é apenas um dos modelos ou tipos de um certificado digital. A seguir, vamos conhecer alguns desses modelos e ver as possíveis mudanças e diferenças que cada um pode ter. 

Certificado Digital A3 em Nuvem, Token, Cartão ou Cartão + Leitora?

No cerne do que é certificado digital A3 está a ideia de documento digital, portanto não existe uma versão sua fisicamente, ou seja, aquilo que é chamado de certificado digital, em si, é um mecanismo digital e virtual, um software. 


Mas isso não quer dizer exatamente que o certificado digital não tenha uma mídia física, ou que não tenha um correspondente físico pelo qual funciona. Um certificado digital A3 funciona sob diversas tecnologias que podem, sim, dar esse suporte físico. 


Por exemplo, há o certificado digital A3 em cartão, que funciona exatamente sob essa mídia física. O certificado digital A3 em cartão está “instalado” a um cartão de memória e precisa dele para funcionar e, no momento em que é utilizado em uma máquina ou qualquer que seja o aparelho, deve estar conectado de algum modo com esse dispositivo que faz a leitura da tecnologia e permite que o usuário utilize o certificado digital A3. 


Mas há também o certificado digital A3 em token. O token é um dispositivo que gera senha, esse dispositivo gera diversas senhas diferentes em tempo real e por isso mesmo é muito seguro, pois suas senhas aleatórias só são identificadas pelo próprio dispositivo. Essa é outra tecnologia comum para ser utilizada com um certificado digital A3, pois além de acessível, faz com que o certificado seja bastante seguro e confiável. 


Porém, uma das grandes novidades do mercado é o certificado digital A3 em nuvem, e esse, sim, poderíamos chamar de um certificado digital A3 que é totalmente virtual. Mas o que é certificado digital A3 em nuvem, de fato?


Chamamos assim, porque esse certificado digital A3 em nuvem utiliza uma tecnologia muito especial que não precisa de nenhum tipo de mídia, logo ele é realmente digital e só funciona no mundo virtual, sem precisar de qualquer outro dispositivo, além do computador com conexão à internet. 


A nuvem é uma forma de se referir ao armazenamento que não é físico. Por exemplo, os arquivos de um computador estão armazenados em um disco rígido, um HD ou um SSD. Já os arquivos acessados pela internet, em um servidor, que em linguagem popular dizemos que está “em nuvem”, em um lugar alheio ao dispositivo. É exatamente isso o que ocorre com o certificado digital A3 em nuvem, ele não tem nenhuma contraparte física. 


O certificado digital A3 em nuvem tem essa vantagem, de não precisar de nada além da conexão com a internet e, por isso mesmo, é um certificado digital A3 muito mais prático, com alta tecnologia é bastante utilizado por aqueles que precisam utilizar um certificado digital. 

Quais as diferenças entre os Certificados A3 e A1?

Agora que já entendemos o que é certificado digital A3 podemos adiantar que não é a única versão do certificado digital, há também o certificado digital A1 com a diferença do local onde é armazenado. 


Tanto o certificado digital A3 quanto o A1 são certificados digitais, ou seja, documentos digitais e eletrônicos que validam a identidade de seu usuário em ambientes virtuais, como um documento comum faria presencialmente. Portanto, se você entendeu o que é certificado digital A3, automaticamente saberá do que se trata o certificado A1. No entanto, eles funcionam de modo diferente, ou pelo menos sob meios diferentes. 


Enquanto o certificado digital A3, como explicamos, funciona em diferentes categorias como certificado digital A3 em cartão, certificado digital A3 em nuvem etc. O certificado digital A1 funciona em um local fixado, não em uma mídia ou sob um meio. Ele está condicionado a uma máquina específica, ou seja, a um computador escolhido pelo usuário que irá utilizá-lo apenas naquela estação. 


Há a possibilidade de você até mesmo instalar o certificado digital A1 em outras máquinas, mas ele sempre estará condicionado a elas. Já o certificado digital A3, caso esteja em alguma mídia física, pode ser carregado com o seu usuário e utilizado em diferentes máquinas, na verdade, em qualquer máquina. E caso seja um certificado digital A3 em nuvem, ele pode ser acessado de qualquer máquina com acesso à internet. 


Outra diferença entre o certificado digital A3 e o A1 está na validade do certificado digital. Os certificados digitais vencem com o tempo, e é preciso renová-los para continuar utilizando, e uma clara desvantagem do certificado digital A1 é o seu menor tempo de validade, que é de 1 ano apenas. Já o certificado digital A3 tem 5 anos de validade, só após meia década que seu usuário precisará renová-lo. 


Isso se dá para a segurança do certificado digital e de seu usuário. O certificado digital A1 quando instalado em apenas uma máquina precisa de mais atenção, pois a máquina pode ser acessada por terceiros. Já o certificado digital A3 é protegido por tecnologias criptografadas da própria mídia ou do servidor, o que lhe possibilita ter uma validade mais extensa. 

Quanto pode custar o certificado digital A3?

Ao analisarmos o certificado digital A3 e A1 vimos que essa tecnologia oferece uma série de benefícios, tanto para empresas quanto para autônomos e qualquer profissional liberal. Mas quanto custa esse serviço? 


Os valores de um certificado digital A3 variam bastante, mas no geral você pode encontrá-lo disponibilizado entre R$100,00 e R$200,00 no mercado, um preço bastante acessível para um material de qualidade, tecnológico e tão seguro. 


Seja como for, agora que já sabe o que é certificado digital A3, não deixe de participar dos benefícios de ter um e contrate já o serviço para sua empresa ou negócio, tenha um certificado digital a sua disposição!