Conheça a importância e a segurança de um certificado digital

Notebook com símbolo de cadeado representando a segurança do certificado digital

A importância do certificado digital é cada vez mais reconhecida por diversos setores do mundo empresarial, esse documento vem se tornando praticamente indispensável para uma gestão adequada, rápida e prática em uma empresa. 


Gradualmente, com a democratização da informação temos o uso do certificado digital cada vez mais disseminado em diferentes empresas e modelos de gestão. 


O certificado digital traz benefícios e muito mais segurança em assinar documentos, e se torna aos poucos um dos itens mais indispensáveis para uma empresa conseguir resultados dinâmicos e assertivos em sua gestão. 


Hoje iremos conhecer mais sobre a importância do certificado digital, da segurança que ele traz para assinar documentos e outras características. 

O que é e para que serve o certificado digital?

O certificado digital é um dos mecanismos mais importantes para uma gestão no Brasil. Esse certificado digital é, na verdade, um documento que valida a identidade, como CPF ou CNPJ, e ele existe nessas duas modalidades, com pelo menos dois tipos diferentes de funcionamento. 


Hoje a importância do certificado digital está muito mais comprovada e reconhecida por diversas empresas. Para entender essa importância, devemos primeiro entender o quanto o mundo da tecnologia mudou e transformou todos os aspectos de nossa vida social e prática. 


O mundo já mudou por diversas vezes devido às mudanças tecnológicas, inseridas em nossa vida diária, o modo como sobrevivemos com nossos luxos, prazeres e até mesmo com entretenimento.


Mas mesmo em um mundo muito mais prático e profissional, a tecnologia é imensamente importante, uma vez que entendemos como a digitalização, principalmente, causou uma imensa mudança de paradigma no modo como nos comportamos como sociedade. E claro, isso é refletido também no mundo profissional e burocrático. O certificado digital é, em essência, exatamente isso. 


Por se tratar de um documento eletrônico, o certificado digital traz para o mundo virtual as mesmas oportunidades que um documento traz para o mundo real. Ele comprova sua identidade e é capaz de te dar oportunidade de inúmeros processos importantes para qualquer empresa. Apenas com um certificado digital você pode agir na rede como se estivesse in loco realizando suas ações. 


Por se tratar de um documento, a importância do certificado digital se baseia na comprovação da identidade, ou seja, você comprova a identidade de sua empresa e de sua pessoa na própria internet. 


Algo absolutamente útil e pode dar muitas vantagens para uma empresa, a possibilitar a oportunidade para fechar acordos na internet, assinar documentos, realizar interações com órgãos estatais e empresas parceiras, entre outras ações.


Mas não é apenas para trazer segurança em assinar documentos que servem os certificados digitais. Esses certificados também permitem que o usuário interaja com órgãos do governo e consigam inúmeras facilidades, como acessar o e-CAC, a Receita Federal, visualizar seu histórico de declaração, e ainda conseguir mudar alguns detalhes de sua declaração atual. 


O certificado digital também serve para trazer mais economia para a empresa. Imagine a facilidade que uma gestão tem em assinar documentos online? Assim você tem muito mais oportunidade de realizar processos com mais rapidez e muito mais praticidade, economizando em deslocamento, em gasolina e em inúmeros outros processos que envolvem rotinas processuais. 


Tudo isso você consegue facilmente se livrar com um certificado digital. O uso desse certificado promove muito mais rapidez, assim como a maioria das ferramentas digitais que temos à nossa disposição. Por isso, a importância do certificado digital está cada vez mais reconhecida. 

Como funciona a segurança do certificado digital?

Uma das grandes preocupações com documentos e informações pessoais é a segurança. Afinal, a nossa identidade é basicamente um dos itens mais importantes que nos cabe. E no geral há muita desconfiança a respeito dos certificados digitais, justamente por serem a base de nossas ações enquanto pessoas. A identidade é um item importante em qualquer etapa de nossas vidas. 


Mas muito se engana quem imagina o certificado digital como um item de pouca segurança. Na verdade, o certificado digital é uma das peças mais seguras que existem, e esse documento eletrônico é muito mais seguro do que sua versão formal e física com a qual todos estamos acostumados. É muito mais fácil conseguir forjar ou falsificar um documento de papel real do que um certificado digital, documento eletrônico. 


O certificado digital funciona com base em tecnologia criptografada, ou seja, códigos que só podem ser lidos com a ajuda de senha. Essa tecnologia é o que dá toda a segurança para o certificado digital e o faz um dos itens mais seguros no mercado. Se você procura por um recurso seguro para conseguir utilizar em seu dia a dia, então pode utilizar sem problemas o certificado digital. 


Além da tecnologia de criptografia de ponta, como já comentamos o certificado digital utiliza senhas, e não só isso, parte da tecnologia também está baseada na forma como o recurso tecnológico é armazenado, seja no próprio computador do usuário ou até mesmo em outros componentes como cartões e mídias removíveis, ou nuvem. 


Seja como for, apostar em um certificado digital é ter certeza que está utilizando um dispositivo realmente seguro e que além de todos os benefícios, pode trazer mais economia para seu negócio. É essa a real importância do certificado digital. 

Quais os tipos de certificados digitais?

Outro item importante para o certificado digital são as formas como o documento eletrônico é encontrado e comercializado. O certificado digital pode funcionar em duas plataformas: a A1 e a A3. Essas plataformas se referem no modo como o dispositivo funciona tecnicamente, embora ambos tenham funções que são essencialmente as mesmas. 


A principal diferença entre os certificados digitais A1 e A3 é a forma de armazenamento do recurso. O A1 é armazenado em um computador escolhido pelo usuário, pode ser um computador no escritório ou computador pessoal, como uma máquina utilizada em home office. Seja qual for o interesse do usuário, esse tipo de certificado digital permite que sejam feitas cópias para serem utilizadas em outros computadores. 


Já o certificado digital A3 é armazenado em um dispositivo removível ou em nuvem, é um certificado digital bastante versátil, pois o dispositivo é geralmente portátil como um USB, ou no caso da nuvem, acessado em um servidor online. Esse certificado digital além de promover essa versatilidade também é muito conhecido – e apreciado – pelo seu tempo de vencimento superior, geralmente de 5 anos. 


Vale lembrar que, para ambas as versões do certificado digital há pelo menos dois tipos de documentos: o certificado digital CNPJ, para Pessoas Jurídicas (empresas), e certificado digital CPF para Pessoas Físicas. 


Seja qual for o certificado digital escolhido, o cerne do seu funcionamento é o mesmo: serve para comprovar a identidade da entidade enquanto empresa ou da pessoa enquanto Pessoa Física. 


Entender os diferentes certificados digitais é uma forma de entender a importância do certificado digital e como ele pode ser utilizado em diferentes contextos por diferentes empresas e instituições. 

Vale a pena ter um certificado digital?

Neste momento você pode se perguntar se vale a pena de fato ter um certificado digital e se esse tipo de serviço é realmente essencial para uma empresa. E a resposta é sim! 


O certificado digital é um dos serviços, hoje, mais necessários para uma empresa. Com o certificado digital você tem mais segurança em assinar documentos e muito mais liberdade para trabalhar. 


Com isso, você já sabe a importância do certificado digital, então, não perca tempo, procure uma certificadora de confiança, como a V/Cert e contrate já o seu certificado digital de maneira rápida e segura!