Quando ocorre a revogação do certificado digital?

Profissional empreendedor trabalha em seu notebook na mesa de seu escritório

Quando ter um certificado digital? Qualquer homem de negócios provavelmente já teve essa dúvida. Além desta, outra dúvida comum, é quando ocorre a revogação desse mesmo certificado, algo que todos com esse recurso tecnológico devem estar preocupados. Afinal, um certificado digital não é um documento que dura para sempre, ele tem datas de vencimento e expira. 


Esse recurso tecnológico funciona desta maneira em parte para proteger seus usuários, e isso não altera em nada a importância e a funcionalidade desta ferramenta eletrônica e virtual.  


Hoje iremos entender mais sobre as vantagens do certificado digital, auxiliar você que se pergunta quando ter um certificado digital e também falar sobre quando esse mesmo documento eletrônico é revogado e como proceder nesses casos, confira! 

O que é a revogação do certificado digital?

A revogação do certificado digital é quando o documento eletrônico deixa de funcionar por alguns motivos específicos. Há uma série de fatores que podem ser o pivô de uma revogação do certificado digital. 


Um deles é o vencimento natural do dispositivo, que varia de certificado para certificado e até mesmo de modalidade para modalidade, a saber o certificado se divide em pelo menos duas: A1 e A3. 


Mas falando especialmente do vencimento, essa é uma das causas de revogação do certificado digital mais comuns, cada certificado digital e até mesmo certificadoras adotam um vencimento diferente. 


Geralmente ele varia de 1 ano, mas pode chegar até mesmo a 5 anos. O certificado digital A1, aquele armazenado no computador do usuário, costuma ter um prazo de vencimento menor, que é de geralmente 1 ano. 


Já o certificado digital A3, aquele armazenado em um disco removível que pode ser cartão SD ou até mesmo um pen drive, tem uma data de vencimento maior que pode chegar a 3 ou 5 anos. 


Além da data de vencimento, outro fator que causa a revogação de um certificado digital é a própria solicitação do usuário, isso pode ser feito inclusive online ou junto à certificadora, sem custos e a qualquer momento. 


Um usuário pode querer seu certificado descontinuado por diversos fatores. O abandono de suas atividades pode fazer com que ele queira o seu certificado digital cancelado, assim como uma empresa fechada que tenha um certificado digital em seu nome. Outro motivo que é comum para se revogar o certificado digital é a perda do certificado quando ele é do tipo A3, em mídia removível como já citamos.


Por fim, outro motivo que pode causar a revogação do certificado digital são informações erradas e incorretas que estejam no registro do dispositivo, e isso é, na verdade, bastante comum. Informações como nome, documentos, e uma série de outros dados relevantes de identificação, podem estar incorretos e isso pode fazer com que determinado certificado digital seja descontinuado.


Esse tipo de revogação do certificado digital pode acontecer por parte da própria Certificadora que verificou as informações incorretas ou pelos órgãos de regulamentação do certificado digital, que funcionam na tentativa de deixar todo o sistema mais seguro. 


Seja como for, essa revogação pode acontecer por conta desses dados incorretos e incompletos, e isso só reforça a necessidade de fazer um certificado digital em um Certificadora de confiança. 

Para que serve o certificado digital?

Falamos bastante do certificado digital, mas afinal, o que é o certificado digital? Como funciona e para que serve? E melhor, quando ter um certificado digital? Um certificado digital nada mais é do que um documento eletrônico, um documento digital. 


Esse documento pode ser tanto um documento CPF digital ou um documento CNPJ, ambos documentos de Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas respectivamente. A funcionalidade e serventia de um certificado digital advém de sua própria natureza. 


Um documento formal, como os já citados CPF e CNPJ, servem para identificar pessoas físicas e jurídicas, e no caso de um certificado digital a sua utilização tem também esse mesmo sentido: verificar a identidade de uma pessoa ou empresa no ambiente digital. Isso faz com que suas ações no ambiente digital sejam feitas em caráter oficial. 


Ou seja, com um certificado digital em mãos, você pode assinar documentos eletrônicos, por exemplo. E mais do que isso, com o certificado digital você também pode atuar dando legitimidade a documentos legais e jurídicos. 


Muitos se perguntam quando ter um certificado digital, a verdade é que esse momento chega a partir de quando, que você enquanto Pessoas Física está intimamente ligado ao mundo dos negócios.


Seja por meio de um certificado digital pessoal, por meio do e-CPF, ou seja por meio de um certificado digital da sua empresa e-CNPJ. A pergunta de quando ter um certificado digital é respondida conforme fica interessante para você inserir esse documento eletrônico no seu dia a dia. 


O que queremos dizer com isso? Além dessas aplicações contratuais que já mencionamos, há mais vantagens do certificado digital que você precisa conhecer! 


Com o documento eletrônico em mãos, você tem a oportunidade de acessar órgãos do Estado e até mesmo interagir com alguns deles. Você tem acesso às juntas comerciais, pode acessar a Receita Federal e declarar seu imposto, inclusive mudar algumas informações de um imposto recém-declarado ou até mesmo acessar o histórico de declarações, e um dos grandes diferenciais do certificado digital: emissão de notas fiscais eletrônicas. 


Veja quais as vantagens do certificado digital! Quantos benefícios há na ferramenta. Então para você que se pergunta quando ter um certificado digital, se você é empresário, então provavelmente já chegou sua hora e você deve sem demora inserir o certificado em seu dia a dia, e trazer mais praticidade à sua rotina e aos processos de sua empresa. Sem o certificado digital, infelizmente, sua empresa está em desvantagem.


Muitas empresas já se perguntaram quando ter um certificado digital e já conseguiram obter o seu, então uma empresa que ainda não recorre ao dispositivo está perdendo cada vez mais em oportunidades, em agilidade e espaço no mercado. Garanta um certificado digital e traga mais facilidade para resolução dos seus problemas! 

Quando ocorre a revogação do certificado digital?

Outra informação importante para estar atento é sobre quando ter um certificado digital revogado. Como comentamos, a revogação do certificado digital pode ocorrer por diversos motivos, no caso do vencimento do produto, ocorre justamente quando um certificado digital vence.


Porém, isso varia de modelo para modelo, em alguns casos até mesmo de Certificadora para Certificadora. Em outros casos, esse prazo não está pré-estabelecido e não se pode ter uma média geral para quando irá ocorrer a revogação do certificado digital. 

Como evitar a revogação do certificado digital?

Um modo de se manter em dia com o certificado digital e evitar sua revogação é atuar diretamente com a Certificadora e ter as informações de quando seu certificado digital irá vencer. 


Outro modo é estar seguro a respeito das informações atreladas ao seu certificado digital, e se perguntar quais estão corretas e quais não estão. Um certificado digital é um documento oficial, então deve ter todas as informações muito bem estabelecidas de acordo com dados reais. 

Quais as vantagens do certificado digital?

Você que se pergunta quando ter um certificado digital, fique agora com uma série de vantagens do certificado digital, que poderão fazer com que suas dúvidas sejam finalmente esclarecidas: 


  • Emissão de notas fiscais;
  • Oportunidade de assinar documentos online sem sair do escritório;
  • Liberação para acessar histórico da Receita Federal;
  • Atuação em Juntas Comerciais;
  • Fechar contratos online;
  • Utilizar recursos do Estado como Portal e-CAC e Simples Nacional;
  • Dar legitimidade jurídica a alguns documentos.

Essas são apenas algumas das principais vantagens de se adotar um certificado digital em sua rotina.


Com o conhecimento dessas vantagens, o próximo passo é procurar por uma certificadora de confiança como a V/Cert. Essa que é uma das mais bem conceituadas do mercado, é uma certificadora reconhecida no IPC, que valida o funcionamento desse tipo de empresa no país.


Por isso, não perca tempo e entre em contato com a Valid e escolha o tipo de certificado digital que mais se encaixa em sua realidade!