Quando ter um Certificado Digital e qual a vantagem?
Você já se perguntou quando ter um certificado digital? O certificado digital é a prova de que a tecnologia está praticamente tomando conta de todos os setores e aspectos de nossas vidas. Inúmeros processos que eram clássicos e tradicionais em nosso dia a dia, se tornaram obsoletos e praticamente ultrapassados, ou foram de uma vez para sempre modificados pela tecnologia.
A tecnologia e modernidade também chegou até o mundo da burocracia, dos documentos de identidade e na forma como conseguimos dar caráter oficial a alguns processos, seja como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
Mas quando ter um certificado digital se torna realmente importante? E quais as vantagens do certificado digital? Essas e outras perguntas relacionadas ao certificado digital você entenderá aqui!
Quem pode fazer um certificado digital?
Por ser um documento digital, o certificado digital pode ser feito por qualquer pessoa, seja ela Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Mas quando ter um certificado digital? Para as Pessoas Físicas faz muito sentido ter um certificado digital a partir do momento em que elas atuam como autônomos, empresários, investidores ou homens de negócio. Não há, necessariamente, a necessidade de se ter um certificado digital.
Porém as vantagens do certificado digital força a procurarem o documento digital, mas é recomendado ainda mais para aqueles que irão utilizá-lo em seu dia a dia, como o caso dos autônomos ou gerentes de empresas e envolvidos de alguma forma com o mundo dos negócios. Para pessoas físicas que se perguntam quando ter um certificado digital, essa é a hora.
Já para quem é Pessoa Jurídica, basta trabalhar com vendas ou ter a necessidade de emitir notas fiscais que se torna praticamente urgente ter um certificado digital. O certificado digital é o que permite a todos emitir as notas fiscais, e há também uma série de ações e interações com órgãos estatais de fiscalização que só são permitidas com um certificado digital. Seja como for, é nessas horas onde há a necessidade de se ter um certificado digital.
Mas, para as pessoas físicas que se perguntam quando ter um certificado digital, a recomendação é que seja feito o mais rápido possível. O certificado digital é o que permite para essas empresas uma série de ações no mercado que vão poupar tempo e trazer muito mais praticidade para o gerenciamento e administração dessas instituições.
Basicamente não há hora ruim para se ter um documento eletrônico e gozar das vantagens do certificado digital, qualquer empresa que não esteja fazendo uso de um está, de algum modo, tendo suas atividades impactadas pela falta de um certificado e possivelmente ficando atrás dos seus concorrentes. Por isso é tão importante desde já começar a utilizá-los.
E para os administradores de uma empresa que tem o certificado digital na companhia mas também querem ter um pessoal, a possibilidade também está aberta.
Quais os recursos do certificado digital?
Um certificado digital tem inúmeros recursos próprios, e parte do que é o próprio documento digital é a sua tecnologia. Temos pelo menos duas categorias de certificado digital, o certificado digital A1 e o certificado digital A3, ambos servindo tanto Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Os dois documentos também têm a mesma função, porém funcionam sob modalidades diferentes e por meios diferentes.
A modalidade do documento não muda em nada quando ter um certificado digital, porém é interessante saber exatamente como funciona cada modalidade para que assim esteja ciente no momento que realizar a contratação desse benefício digital. O modelo de certificado digital A1 funciona e se caracteriza por ser instalado em uma máquina, seja computador ou smartphone do usuário.
O seu recurso é baseado na sua capacidade de ser utilizado diretamente no computador do usuário, um dos principais recursos do certificado digital A1 é também a capacidade de emitir cópias, para que ele seja utilizado em outros computadores ou dispositivos. Porém, ele não pode se desvencilhar de um computador, logo ele é considerado um certificado digital de natureza fixa.
Outra característica do certificado digital A1 é que ele tem apenas 1 ano de validade. Já o certificado digital A3 não é vinculado a nenhum computador, e aí já começam as vantagens do certificado digital A3 em relação a outra modalidade. Ele é utilizado em uma mídia física removível, como cartão ou pen drive, ou até mesmo na nuvem, a tecnologia de armazenamento que é feita em um lugar alheio ao do usuário.
As vantagens do certificado digital A3 não param por aí. Essa modalidade do documento eletrônico também tem uma validade maior, de até 5 anos, o que o faz muito atrativo para muitos usuários. Mesmo utilizando recursos diferentes, é importante lembrar que o certificado digital tem a mesma função nos dois casos.
Ambas modalidades emitem notas fiscais normalmente, realizam algumas interações com órgãos como SEFAZ, interagem com juntas comerciais, assinam documentos online, dão caráter jurídico a alguns outros documentos e até mesmo podem facilitar, agilizar e desburocratizar algumas ações que o empresário pode ter com a própria Receita Federal.
Então para aqueles que se perguntam quando ter um certificado digital, a resposta é: o mais rápido possível! Só assim você estará realmente um passo à frente da concorrência e capaz de maneira mais efetiva no mercado de forma geral. E para quem se pergunta a respeito da segurança que esses documentos digitais têm, fique tranquilo! O certificado digital é praticamente impossível de ser fraudado ou copiado.
Na verdade, o documento digital é muito mais difícil de ser falsificado do que um documento comum, essa é com certeza uma das vantagens do certificado digital.
Certificado Digital para Pessoa Física
Como já comentamos, o certificado digital existe tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, ambas as categorias podem gozar das vantagens do certificado digital. E como também citamos, as pessoas físicas podem ter ainda mais dúvidas sobre quando ter um certificado digital, porque nesses casos não parece tão óbvia assim a necessidade de ter um desses documentos eletrônicos.
Mas qualquer um pode ter uma enorme vantagem em ter um documento eletrônico, principalmente categorias como: médicos, dentistas, advogados e empresários de forma geral mesmo quando já tem o seu e-CNPJ. Com um certificado digital a pessoa física pode assinar documentos e dar legitimidade a inúmeros contratos, tudo isso no próprio ambiente virtual.
Então, caso seja pessoa física, não se engane, há razões de sobra para você também ter seu próprio documento digital!
Certificado Digital para CNPJ
O certificado digital é ainda mais necessário para o CNPJ! Como comentamos, para os empresários e empresas que se perguntam quando ter um certificado digital, é ainda mais fácil de resolver o problema: a partir do momento que seu negócio precisar emitir notas fiscais, e caso também esteja categorizado em algumas categorias de negócios como o Lucro Presumido ou Lucro Real.
Além de ser necessário nessas situações, vimos que há inúmeras vantagens do certificado digital que também valem a pena, sendo muito mais do que simples obrigação. Ter um certificado digital para uma empresa é ter muito mais praticidade na hora de trabalhar, agilidade em tratar o mundo burocrático que a cerca e ainda ter muito mais rapidez e agilidade em sua rotina.
Vale a pena?
E para aqueles que se perguntam se vale a pena ter um certificado digital, sim vale muito a pena! Principalmente para quem utiliza o CNPJ. Caso seja um empresário ou homem de negócios, não deixe de participar das vantagens do certificado digital!
Procure já uma certificadora competente e de respeito, e contrate já seu documento digital para ter mais vantagem e praticidade no mercado!