5 situações que exigem o uso de um certificado digital!

O certificado digital é uma ferramenta imprescindível para diversas empresas e pessoas físicas. Afinal, existem situações em que o uso desse documento digital se torna uma exigência para a realização de muitas atividades.

Afinal, procedimentos que exigem um grau de segurança muito alto precisam de um processo capaz de proporcionar essa proteção. Pensando na importância desse assunto, nós resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos o conceito de certificado digital, bem como os processos que exigem o uso desse tipo de ferramenta. Continue lendo!

O que é o certificado digital?

O certificado digital pode ser entendido como um documento eletrônico que possui dados da pessoa física ou jurídica. Essas informações servem para comprovar a identidade do usuário, servindo para identificá-lo em procedimentos de assinaturas digitais, logins em plataformas e outras atividades executadas no meio digital.

Quais são as principais ações que exigem o certificado digital?

Ter um certificado digital é uma espécie de exigência para muitas pessoas, especialmente para aquelas que precisam executar determinadas tarefas. Os principais exemplos são os que discorreremos logo abaixo. Continue lendo!

1. Acesso ao PJe

O PJe é uma plataforma que foi desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com outros órgãos do Poder Judiciário. Por meio dele, é possível fazer petições, acompanhar o andamento de processos, verificar sentenças, despachos e decisões.

Esse sistema foi uma grande evolução no setor jurídico. Para que o advogado consiga acessar o PJe, é imprescindível o uso de um certificado digital. Além disso, essa ferramenta também é exigida para assinar petições e outros documentos transacionados no PJe.

2. Conectividade Social ICP

Outro item que exige o certificado digital para ser acessado é o Conectividade Social ICP. Trata-se de um canal totalmente online e acessível por qualquer computador conectado à internet. Por meio dessa solução, é possível enviar dados e documentos relacionados à apuração do FGTS e cumprir obrigações relacionadas às questões trabalhistas.

3. Emissão de documentos fiscais eletrônicos

Outra exigência do certificado digital é na emissão de documentos fiscais eletrônicos. Na realidade, é impossível emitir certos tipos de notas fiscais sem o uso dessa ferramenta. Ela é responsável por fazer a comunicação da empresa entre o órgãos responsáveis pela gestão desse procedimento.

Assim, o certificado digital assina o documento fiscal, garantindo a autenticidade e a originalidade das informações da nota fiscal.

4. Assinatura de documentos digitais

Outro tipo de uso do certificado digital é nas assinaturas virtuais. Atualmente, sabemos que elas têm o mesmo grau de validade jurídica que as físicas, que demandam a impressão de documentos.

Nesse caso, você pode assinar um documento diretamente em seu editor de documentos, enviá-lo e compartilhá-lo digitalmente de diversas formas.

5. Acesso ao portal e-CAC

Por fim, o certificado digital é exigido para fazer alguns procedimentos dentro do portal e-CAC. Especialmente, para alguns serviços relacionados às pessoas jurídicas. Além disso, para a participação em leilões da Receita Federal, é preciso utilizar um certificado digital obrigatoriamente.

Quais são as vantagens do certificado digital?

Após conhecer as principais atividades que exigem o certificado digital, mostraremos os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar em seu dia a dia, independentemente de o titular ser uma pessoa física ou jurídica. Continue lendo para saber mais!

Segurança

Um dos benefícios mais interessantes do certificado digital é a segurança. Para que ele proporcione o máximo de confiabilidade, é importante não compartilhar sua senha ou os periféricos utilizados para armazenar o documento.

O processo de segurança do certificado digital ocorre com um sistema de criptografia de dados altamente avançado. Dessa forma, as informações transacionadas ficam blindadas, evitando eventuais desvios, capturas e outros tipos de fraude.

Praticidade

Outro benefício interessante é a praticidade. Com o certificado digital, você pode resolver problemas complexos sem sair de casa ou do escritório. Por exemplo, há algum tempo, o empresário ou um representante legal precisaria se dirigir à Receita Federal para fazer algumas atividades, como parcelamento de débitos, emissão de certidões etc.

Com o certificado digital, você pode fazer tudo isso sem sair da empresa. E o melhor, rapidamente e sem enfrentar filas para atendimento. Outro ponto que gera praticidade é a possibilidade de armazenar arquivos na nuvem com o máximo de segurança.

Assim, você elimina a impressão de documentos, bem como a existência de arquivos físicos que ocupam muito espaço em sua casa ou empresa.

Facilidade na emissão

Por fim, o certificado digital é um documento que pode ser facilmente emitido. Atualmente, as Autoridades Certificadoras mais importantes do Brasil já estão realizando o processo de validação da ferramenta por meio de videoconferências. Nesse caso, você pode ter acesso a fornecedoras de certificados digitais em qualquer lugar do país. Tudo isso sem sair de casa ou do escritório.

Os certificados mais comuns são os modelos A1 e A3. No primeiro caso, trata-se de uma ferramenta instalada no próprio computador. Portanto, escolha a máquina que será utilizada exclusivamente por você. Assim, você evita que outras pessoas tenham acesso ao seu certificado digital. Quanto ao certificado A3, ele é depositado em um periférico externo, que pode ser um pendrive ou um cartão que funciona em conjunto com uma leitora.

O certificado A1 tem 12 meses de validade e, consequentemente, um preço reduzido. Já o A3 pode chegar a 3 anos. Nesse caso, você deve avaliar qual a opção mais adequada ao seu perfil e necessidades.

Vale a pena ressaltar que também existem outros modelos de certificados digitais utilizados especificamente para algumas das finalidades que mencionamos anteriormente. Por exemplo, é possível investir em um tipo exclusivo para a emissão de documentos fiscais.

Também temos modelos específicos para profissionais. Por exemplo, médicos, advogados etc. Dessa forma, eles são direcionados para as funcionalidades que essas pessoas mais precisam.

Como você pôde perceber, o certificado digital pode ser obrigatório em determinados momentos. Mas, independentemente dessas exigências, também é possível utilizar essa ferramenta mesmo sem a obrigatoriedade. Nesse caso, você terá mais segurança e proteção em seu dia a dia.

Agora, o próximo passo é emitir o seu certificado digital. Portanto, aproveite para entrar em contato conosco e veja como iniciar o seu processo.