Contabilidade estratégica: conceito e benefícios!

Contabilidade estratégica: conceito e benefícios!

A contabilidade, de uma forma geral, é capaz de trazer organização, lucratividade e desenvolvimento saudável a empresas de qualquer ramo ou tamanho. Atualmente, porém, uma ramificação dessa disciplina tem trazido resultados bastante benéficos às organizações em que é aplicada. É a contabilidade estratégica.

Como empreendedores e administradores estão se tornando mais estratégicos, é comum que a maioria dos empreendimentos contrate uma equipe de contabilidade para cuidar do patrimônio. Isso reduz a competitividade entre os grandes empresários. E mais: com o avanço das novas tecnologias, várias atividades burocráticas estão sendo feitas de forma mecanizada por softwares especializados em gestão.

Tudo isso contribui para a busca de novas técnicas e novos métodos contábeis que sejam capazes de ajudar as empresas a se diferenciarem de seus concorrentes. Assim, a disputa tem se tornado bastante complexa e interessante. Nesse cenário, a contabilidade estratégica é uma novidade pode fazer uma organização se destacar no mercado atualmente.

Se você está buscando se especializar nas ferramentas necessárias para favorecer a produtividade de qualquer negócio e torná-lo líder de mercado, chegou à publicação certa. No post de hoje, você encontra tudo o que precisa saber sobre a contabilidade estratégica: de seu conceito básico até quais são seus efeitos e como aplicá-la. Boa leitura!

O conceito de contabilidade estratégica

Todo contador ou empreendedor sabe que as funções da contabilidade incluem coletar, registrar e estudar informações relacionadas ao patrimônio e às finanças de uma empresa, de modo a fornecer dados reais e transparentes sobre o crescimento do negócio. A contabilidade gerencial — ou estratégica — consiste na evolução desse conceito, pois adiciona à disciplina conceitos de gestão empresarial.

Algumas de suas qualidades mais importantes são a possibilidade de desenvolver e monitorar novas estratégias, e ainda aprimorar os controles da companhia. Assim, pode interferir diretamente no planejamento estratégico e ajudar os gestores a tomarem decisões mais interessantes.

Entre os objetivos mais importantes da contabilidade estratégica estão:

  • estruturar planos e estratégias econômicas;
  • comunicar as estratégias a toda a organização;
  • permitir que as ideias sejam implementadas no plano real;
  • controlar o andamento do processo monitorando as etapas;
  • possibilitar o alcance de metas.

Para que esses propósitos sejam alcançados, essa ciência atua além do simples controle patrimonial. Ela vai mais longe e passa a exercer as seguintes atividades:

  • aperfeiçoa as comunicações interna e externa da empresa;
  • aprimora e otimiza o processo de tomadas de decisão;
  • aumenta a eficiência dos recursos utilizados;
  • auxilia na definição de preços de mercadorias e serviços;
  • compara sua participação com a dos concorrentes;
  • controla as atividades da organização;
  • estrutura os custos;
  • mede a avalia o desempenho enquanto implementa mudanças;
  • planeja de antemão táticas futuras.

As principais vantagens obtidas

Os benefícios da contabilidade estratégica não são específicos para determinados departamentos nem beneficiam apenas determinados aspectos da empresa. Seus reflexos abrangem vários níveis dentro da companhia. Acompanhe!

Visão ampla do negócio

A contabilidade estratégica analisa e informa os dados financeiros de forma precisa e real. Assim, as atividades são desenvolvidas de maneira racional. Por exemplo, se ela identificar que as finanças não estarão favoráveis em alguns anos, essa realidade ficará bem clara para os administradores.

Esses dados são fundamentais para que a companhia atinja objetivos a longo prazo, pois permite que projetem mudanças de rumo antes que qualquer prejuízo seja causado. O melhor é que essa vantagem atinge todos os setores da companhia de forma generalizada, já que aprimora a eficiência e a produtividade, e ainda impulsiona o faturamento de todo o empreendimento.

Benchmark

Quando estudam a atuação dos concorrentes, os contadores podem demonstrar qual método de desenvolvimento está sendo mais eficaz entre eles. Além disso, pode investigar por quais motivos determinadas empresas estão alcançando sucesso ou enfrentando dificuldades.

Essa comparação permite absorver técnicas vantajosas e ajuda a evitar erros cometidos por terceiros. Com base nos resultados, é possível adotar a posição mais favorável, criar metas reais e mais interessantes e aplicar práticas que comprovadamente trazem resultados positivos.

Com o benchmark, a empresa pode saber exatamente como obter destaque no mercado em relação aos concorrentes. Esse estudo é chamado de inteligência competitiva. A equipe contábil, então, deixa de atuar apenas em tarefas burocráticas e passa a participar de decisões estratégicas, sempre com o objetivo de buscar o lucro e a sustentabilidade a longo prazo.

As mudanças na área nos últimos anos

A origem da contabilidade tem íntima relação com a necessidade de registrar as transações efetuadas. Ela existe desde a Antiguidade: foram encontradas escrituras contábeis egípcias que datam de 2000 a.C.

No Brasil, a família real implementou a disciplina na contabilização de gastos públicos, na tesouraria dos estados e em outras áreas. Depois disso, ela se expandiu para as atividades fiscais, de auditoria, de controladoria e atuariais. Com o rápido avanço tecnológico, a modernização de sistemas e a evolução dos computadores, toda a ciência contábil teve suas técnicas e aplicabilidades alteradas.

Um dos exemplos é o surgimento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que padroniza o envio de todas as obrigações acessórias fiscais e tributárias. Além disso, as burocracias contábeis estão sendo automatizadas por softwares de fácil manuseio e alto poder de cálculo.

Diante dessas mudanças, o contador profissional ganhou espaço para inovar e expandir suas atribuições. Isso porque, ele não está mais preso ao simples registro de contas. Foi assim que surgiu a contabilidade estratégica. Com ela, uma das funções fundamentais do contador agora se resume ao desenvolvimento de estratégias — e para todos os departamentos da companhia.

Aplicações práticas da contabilidade estratégica

Como a contabilidade estratégica atua diretamente nas tomadas de decisão, ela intervém, de forma positiva, em diversos setores e atividades empresariais. É o caso, por exemplo, de investimentos, custos, pessoal, financeiro e precificação. É necessário, porém, que os envolvidos nessas áreas estejam preparados para as mudanças. Confira, a seguir, como a metodologia é aplicada em cada operação.

Estratégia de investimento

A área de investimentos é bastante ampla e complexa. Os investidores precisam dedicar várias horas de estudo para conseguir sucesso em suas aplicações — e ainda assumem riscos: podem lucrar ou não com as negociações. Aprofundar-se nessa área é indispensável para toda empresa que quer crescer. A contabilidade estratégia é um elemento essencial nesse cenário para minimizar riscos e aumentar a probabilidade de êxito.

A estratégia de investimentos utiliza dados contábeis, financeiros e econômicos do empreendimento para tomar decisões mais assertivas, emitir debêntures, adquirir ações e outros. Todas essas atividades são realizadas de forma segura, próxima à realidade e orientadas às diretrizes da companhia.

Estratégia de custos

Uma das qualidades da contabilidade é a redução de gastos, alcançada por meio da maximização do aproveitando dos ativos ou do aprimoramento da agilidade nos processos burocráticos. A estratégia de custos amplia ainda mais a utilidade do setor contábil.

Isso porque é feito um diagnóstico das despesas, em que elas são classificadas conforme sua importância e avaliadas para descobrir se há desperdícios. Além de diminuir os gastos de forma generalizada, esse trabalho ajuda a projetar uma redução de custos em imprevistos e prejuízos decorrentes de fatores externos, como flutuações do valor da moeda em razão da inflação.

Para esclarecer a redução, os contadores elaboram relatórios com toda a informação necessária para que o processo seja feito a partir de um viés lógico e real. Isso garante a firmeza na projeção de cenários e na definição de metas.

Estratégia de pessoal

Toda entidade, pública ou privada, é administrada por pessoas com pensamentos, personalidades e visões diferentes. Por isso, qualquer um dos colaboradores é capaz de levar a empresa ao sucesso ou causar sua falência. O planejamento estratégico do setor de pessoal é, portanto, um dos elementos mais importantes para o futuro da organização.

O primeiro passo é garantir que sejam selecionados os funcionários mais adequados para a empresa. Para auxiliar nessa tarefa, o setor contábil faz projeções de contratação e aponta os riscos trabalhistas de cada candidato à área de recursos humanos. Depois, trabalha para manter os bons profissionais na empresa, criando uma estratégia de retenção de talentos. Entre as principais delas estão:

  • criar planos de carreira e estipular requisitos para promoções;
  • ajudar a elaborar planos individuais de capacitação;
  • propor bonificações, incentivos, recompensas e afins.

Por fim, a contabilidade estratégica aproxima as camadas de liderança no empreendimento. Isso faz os administradores terem mais contato com as qualidades e os defeitos do negócio e os ajuda a saber como aumentar a eficiência de cada setor.

Outra prática que tem se tornado popular nas empresas é a adoção de contratos em que os colaboradores participam como investidores. Normalmente, esse tipo de acordo é feito em startups que precisam se destacar: a empresa investe no projeto de um funcionário e, quanto mais bem-sucedida for a ideia dele, maior será sua participação nos lucros do negócio. No fim, todas as partes se beneficiam.

Estratégia financeira

O departamento financeiro é o responsável pela tesouraria. É ele que controla as contas a pagar ou a receber e a captação de investimentos ou recursos, além de ser muito importante para outros setores como de vendas, administrativo e outros.

A estratégia a ser aplicada aqui consiste em interligar essa área com algumas atividades dos contadores — como fluxo de caixa, balanços, demonstrações e similares. Como a troca de dados será sincronizada, a gestão financeira terá acesso instantâneo a todas as informações que lhe forem úteis.

Estratégias na precificação

O preço dos produtos ou serviços de uma empresa é o ponto central de um negócio. Afinal, ele é um fator importante que pode levar os clientes a optarem ou não pela marca. Atualmente, a precificação não é decidida somente pela vontade de gestores ou proprietários, há um conjunto de fatores influenciadores que alteram esses valores.

Entre eles, é possível destacar os custos, as despesas e os lucros, bem como pesquisas que revelam gostos e poder econômico dos consumidores e comparações com a concorrência. A contabilidade já faz parte do processo de formação de preços, pois ajuda a demonstrar os cálculos de ativos e passivos. Entretanto, a contabilidade estratégica vai muito além da simples demonstração de contas.

Como ela interliga a contabilidade com os outros setores da empresa, permite que os contadores demonstrem qual é a preferência dos clientes em relação a variedade de produtos, efeitos de campanhas publicitárias e outros. Isso faz que haja alteração na projeção de vendas, nas metas da empresa e, consequentemente, na precificação das mercadorias.

Com os impactos positivos trazidos pela contabilidade estratégica, as companhias são cada vez mais capazes de competir globalmente com mercados que detêm melhores isenções fiscais, tecnologias mais avançadas e até mesmo praticam dumping social, que são práticas abusivas de exploração do trabalhador.

A transformação do papel do contador na empresa

O contador é um profissional essencial na empresa, pois ajuda a controlar de forma precisa os ativos, os passivos e o patrimônio líquido da companhia. O especialista em contabilidade estratégica tem em mãos as ferramentas necessárias para auxiliar os administradores no desenvolvimento de planejamentos — assim, atua como um consultor estratégico para o empreendimento.

Graças a seu conhecimento de todas as atividades da empresa, suas competências incluem:

  • capacidade de explicar a contabilização dos dados empresariais para pessoas de todos os ramos e graus de instrução (não apenas a outros contadores);
  • conhecimento das preferências da clientela, o que garante o desenvolvimento de estratégias que busquem sua plena satisfação;
  • condição de guiar a empresa rumo ao sucesso, eliminando possíveis ameaças e evitando o cometimento de erros;
  • compreensão de falhas passadas, alteração do presente e previsão do futuro sucesso financeiro da organização.

Além disso, ele precisa ter capacidades que extrapolem seu conhecimento técnico. As principais características exigidas do contador estratégico são:

  • capacidade de comunicação;
  • proatividade;
  • espírito de liderança;
  • resiliência;
  • inteligência emocional;
  • flexibilidade;
  • agilidade;
  • habilidade de autoaprendizado;
  • criatividade;
  • adaptabilidade;
  • confiança;
  • facilidade para o trabalho em equipe.

Todas essas qualidades são necessárias para que o contador lidere os demais departamentos e seja capaz de auxiliá-los em suas tarefas, como também que tenha a coragem e a confiança necessárias para convencer os gestores a tomarem decisões estratégicas que efetivamente tragam benefícios à companhia.

A incorporação do conceito de contabilidade gerencial

Implementar a contabilidade gerencial não é uma tarefa excepcionalmente difícil. Para usufruir de seus benefícios, basta seguir os seguintes passos:

  • investir em tecnologia para informatizar as ferramentas;
  • modernizar os processos;
  • terceirizar tarefas burocráticas;
  • descentralizar a atividade de gestão;
  • contratar profissionais com conhecimentos da contabilidade gerencial ou capacitar os contadores.

A tarefa mais árdua consiste em aceitar a ideia de que essa transformação será benéfica. Gestores mais conservadores se prendem à ideia de que a contabilidade funciona apenas como um instrumento de apuração de impostos e cumprimento de leis fiscais. Mesmo que a equipe executiva entenda os benefícios da contabilidade estratégica, os colaboradores podem se assustar, achando que estão invadindo sua competência.

Como é necessário que haja um compartilhamento de crenças, é preciso que esse pensamento seja implementado na companhia. Para isso, recomenda-se que seja apresentada uma aula ou que sejam distribuídos guias a todos os funcionários para demonstrar conceitos básicos sobre a contabilidade estratégica.

A filosofia proposta consiste no entendimento de que ela deve atuar como uma aliada nas tomadas de decisão. Afinal, ter a opinião de um profissional que conheça cada uma das contas da empresa ajuda a aumentar a lucratividade em todas as atividades empresariais.

A criação do diferencial competitivo

Os principais fatores que tornam uma empresa competitiva são a qualidade de seus produtos ou serviços aliada a menores custos de produção ou comercialização, experiência de mercado e preços mais baixos. Com esses elementos, a entidade pode atrair novos clientes e fidelizá-los com base em suas preferências.

Com a contabilidade estratégica, há um aumento da eficiência em todos os departamentos da organização, já que ela os auxilia na superação de desafios. Seu maior diferencial, porém, consiste na inovação: poucas organizações a adotam atualmente. Grandes empresas nascem de novas invenções ou de ideias revolucionárias, e a liderança será ocupada por aquelas que agarrarem essa oportunidade.

Ter um plano estratégico que interligue toda a companhia abre novos horizontes e maximiza o potencial da entidade no mercado. Porém, isso será um diferencial apenas por tempo limitado, pois deve se tornar padrão em todas as organizações em breve.

Diferencial para contadores

Do ponto de vista do profissional, a contabilidade estratégica é um mercado bastante promissor. Aqueles que não querem mais ser apenas aquele contador que efetua recolhimento de tributos e estrutura demonstrações contábeis, têm agora uma oportunidade para se reinventar. Afinal, com o mercado se tornando cada vez mais exigente, o conhecimento técnico tradicional não é suficiente para aqueles que buscam se destacar.

Como a contabilidade estratégica ainda está dando seus primeiros passos nas empresas, as chances de sucesso serão potencializadas para quem se especializar nesse segmento. Além disso, os limites são apenas o potencial e a criatividade do profissional, pois os conhecimentos de gestão e financeiros, adquiridos ao longo da carreira, o transformarão em um multiespecialista.

A necessidade do investimento em inovação e tecnologia

O desenvolvimento tecnológico cada vez mais veloz transformou bruscamente a forma como os negócios são conduzidos. Os softwares contábeis atuais anulam quaisquer burocracias — que existiam nos processos manuais que antes eram feitos pelos contadores.

A Receita Federal do Brasil (RFB) e as secretarias de fazenda municipais e estaduais, por exemplo, já adotaram sistemas de escrituração fiscal (EFD) e contábil (ECD) completamente digitais. Além disso, o Governo também normatizou o uso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

A tecnologia de certificação digital (que emite arquivos eletrônicos de identificação virtual) permite que contabilidade gerencial seja aplicada de forma definitiva. Com eles, os atos da organização se tornam plenamente válidos para fins fiscais em qualquer ambiente virtual. Sem eles, ao contrário, não seria possível apontar se um determinado registro, por exemplo, foi realizado com a permissão de um contador ou não.

Segurança

A certificação digital zela pela privacidade e pela segurança jurídica dos atos de seus usuários. Afinal, elas só são emitidas se houver uma estrutura completamente segura. Caso contrário, não haveria nem razão para a adoção de documentos digitais.

Esses dispositivos funcionam com um conjunto de chaves criptografadas. Elas são um complexo matemático de difícil, se não impossível, falsificação. Somente softwares específicos conseguem decifrar seus códigos.

Não há casos registrados no mundo de que alguém tenha conseguido quebrar as travas de segurança de algum desses certificados. Ou seja, no momento, eles são o melhor para garantir a confidencialidade, o sigilo e a autenticidade de informações.

Economia

O uso da certificação digital otimiza processos e diminui burocracias. Isso porque, ele oferece a possibilidade do uso de softwares que fazem a organização automática de dados e, com isso, eliminam a necessidade de mão de obra para executar essa tarefa.

Além disso, quando a companhia opta pela virtualização dos papéis, reduz o espaço físico necessário para armazená-los. Tudo será guardado, então, em compactos servidores físicos ou na nuvem — e ainda tem a vantagem de economizar com tintas, impressoras e papelada.

Consequentemente, documentos não serão perdidos por falhas na organização nem sofrerão desgaste natural com o tempo. Tudo isso garante uma economia não só de capital, mas também de tempo, pois os contadores não precisarão gastar horas de trabalho procurando por um documento perdido.

Praticidade

Graças ao armazenamento digital, é possível ter acesso a todas as informações necessárias com apenas alguns cliques. E se a companhia tiver as ferramentas certas, a equipe pode acessá-las de qualquer dispositivo móvel, como celulares, tablets e notebooks.

Outra vantagem do uso dos certificados é o acesso à base de dados de contribuintes da RFB. Com isso, basta acessar o Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte (e-CAC) para verificar a situação da organização perante o Governo. Essa modernização de processos facilita as tomadas de decisão, pois permite que os gestores se concentrem puramente em aspectos estratégicos, sem precisar perder tempo com ritos totalmente burocráticos.

Em resumo, contabilidade estratégica é sinônimo de desenvolvimento e lucratividade, e esse diferencial potencializa a produtividade e a eficiência da empresa em sua totalidade. Assim, trata-se de uma solução fundamental para todas as organizações que querem ser líderes de mercado, bem como para qualquer contador que deseje expandir sua atuação.

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