A OAB permite empreender na advocacia? Entenda!
Afinal, é possível empreender na advocacia? Todos os anos, novos profissionais da área do Direito se formam nas faculdades e universidades, são aprovados no exame da OAB e passam a receber o direito de atuarem nessa profissão tão importante para o desenvolvimento da sociedade.
Existem diversas formas de desenvolver a atividade. Muitos optam pelos concursos públicos, outros vão para as empresas a fim de atuar em setores jurídicos. Também temos alguns que optam por abrir um escritório em conjunto, e é justamente nesse momento que surgem as dúvidas.
Neste artigo, mostraremos se é possível empreender na advocacia, demonstrando o posicionamento da OAB. Além disso, apresentaremos algumas dicas para ter sucesso nessa jornada. Acompanhe!
O posicionamento da OAB sobre empreender na advocacia
Antes de apresentar dicas de como empreender na advocacia, é importante entender se isso é possível. Existe uma grande dúvida na mente das pessoas que se formam em Direito, especialmente, graças à mercantilização da advocacia.
Mercantilizar é tornar algum tipo de serviço um mero produto. Se analisarmos no setor de advocacia, temos o fato de que os serviços advocatícios não podem ser comercializados como se fossem um produto comum, como qualquer outro.
Estamos diante de uma atividade que tem um impacto direto na vida dos usuários. Afinal, os advogados lidam com questões de grande importância para seus clientes. Contudo, empreender não tem relação nenhuma com o mercantilismo. Você pode abrir um negócio na área da advocacia e ainda oferecer um serviço personalizado e adequado à necessidade do seu cliente.
Porém, é importante entender as regras de marketing e divulgação que a própria OAB fornece. Por exemplo, não é possível fazer propagandas ou oferecer promoções para atrair clientes. Essa seria uma das hipóteses de mercantilização.
O empreendedorismo na advocacia tem relação com a união de interesses profissionais de um ou mais advogados, criando uma organização empresarial estruturada para oferecer serviços jurídicos à população, mas sem abrir mão dos princípios do Direito.
As principais estratégias para empreender na advocacia
Agora, nós mostraremos as principais estratégias para que você possa empreender na advocacia. Acompanhe!
Controle financeiro
O primeiro passo para ter sucesso no universo do empreendedorismo é o controle financeiro. Infelizmente, esse tipo de assunto não é abordado durante o curso de Direito. Assim, quando o advogado recém-formado sai da faculdade e é aprovado no exame da OAB, ele tem que aprender isso sozinho.
Mas não é necessário entrar em pânico. Afinal, atualmente, é possível realizar essa tarefa contando com sistemas altamente avançados que auxiliam o advogado.
Padronização em serviços
Outra dica importante é padronizar os serviços. Esse tipo de tarefa faz com que o seu escritório de advocacia se torne uma referência em sua área de atuação. Desse modo, você pode escolher um segmento de mercado e investir nele, padronizando os serviços que são oferecidos, bem como os preços cobrados por eles.
Potencialização da produtividade
Outro ponto em que você deve prestar atenção é na produtividade do seu escritório de advocacia. É fundamental investir em ferramentas e processos que proporcionem um dia a dia mais integrado e produtivo.
Você precisa desenvolver processos que tornem os trabalhos otimizados, evitando gastar muito tempo com digitações e outros procedimentos manuais. Assim, você pode ficar mais focado no core business do seu negócio. Ou seja, na execução dos trabalhos de análise dos casos concretos e nas formas de solução.
Atenção aos clientes
Por fim, é fundamental dedicar a devida atenção aos seus clientes. Afinal, é por meio deles que você gerará suas receitas. Sem clientes, seu escritório de advocacia não tem chances de prosperar. A própria essência do empreendedorismo nessa área depende de um excelente atendimento aos clientes.
Afinal, não é permitido fazer certos tipos de marketing e publicidade. Nesse sentido, a forma de atrair as pessoas é pela sua credibilidade como profissional da advocacia e, principalmente, graças ao famoso boca a boca.
Quando você oferece um bom atendimento e uma prestação de serviços jurídicos eficiente para um cliente, ele tende a comentar isso com outras pessoas. Consequentemente, se alguém ouviu recomendações sobre seus serviços, quando precisar de um advogado, é muito provável que o procurará.
A ideia, portanto, é criar uma onda de boas recomendações, que fará o seu escritório crescer. É importante entender que, para receber uma recomendação, você não precisa, obrigatoriamente, ter ganhado a causa. Afinal, nenhum advogado pode prometer esse tipo de coisa.
No entanto, você pode encantar seus clientes oferecendo um atendimento próximo e humanizado, entendendo a necessidade da pessoa e fazendo tudo o que está ao seu alcance para resolver o problema dela ou, pelo menos, conquistar algum tipo de reparação.
São essas práticas que fazem um cliente se encantar pelo seu escritório de advocacia e, finalmente, ser atingido pelo poder do marketing boca a boca.
A importância de contar com boas ferramentas na empresa de advocacia
Por fim, é importante que você conte com ferramentas de qualidade para implementar em sua empresa de advocacia. Inicialmente, você precisa dos sistemas convencionais utilizados pelos escritórios jurídicos. Afinal, atualmente, os processos estão sendo feitos em meio digital.
Além disso, é imprescindível contar com sistemas de gestão financeira que atuam de forma integrada com os outros departamentos do negócio, bem como com os órgãos de fiscalização do governo. Porém, existe uma ferramenta imprescindível a todo advogado, independentemente de abrir um negócio ou não.
Estamos falando do certificado digital. Essa é uma ferramenta importantíssima para um escritório de advocacia, especialmente, para ter a assinatura digital, exigida nos processos na maioria dos estados brasileiros.
Além disso, o certificado digital também funciona como uma forma de acessar uma série de plataformas do governo, bem como do poder judiciário. É ele que garante a confiabilidade, a segurança de dados e a autenticidade em seu trabalho.
Por fim, podemos concluir que empreender na advocacia é uma alternativa interessante para os profissionais desse setor de serviços. Mas é fundamental ter em mente o perfeito atendimento às determinações da OAB, bem como o uso de equipamentos indispensáveis.
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