Empresas: Caixa prorroga o Conectividade Social ICP
No último dia 23 de dezembro, a Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou uma circular informando que o prazo para as empresas adquirirem o certificado digital foi prorrogado para 30 de junho de 2012, a partir desta data, só será possível acessar o Conectividade Social ICP (https://conectividade.caixa.gov.br), canal eletrônico de relacionamento com a Caixa, utilizando a tecnologia da certificação digital.
Com a prorrogação do prazo, as empresas terão mais tempo para adquirir um Certificado Digital e acessar o novo sistema do Conectividade Social ICP, mas é bom não deixar para a última hora e não correr riscos na hora de enviar o FGTS dos funcionários.
Os Certificados Digitais ICP-Brasil são fornecidos por entidades autorizadas pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) a emitir certificados digitais pela hierarquia de chaves públicas brasileira (Autoridade Certificadoras ou de Registro), como é o caso da VALID Certificadora Digital.
O procedimento de aquisição é simples, basta solicitar o Certificado Digital pelo site da VALID (www.validcertificadora.com.br), e comparecer pessoalmente a um ponto de atendimento munido dos documentos solicitados. Acesse o site da VALID Certificadora e descubra as condições especiais para Micro e Pequenos Empresários.
Os escritórios de contabilidade ou empresas que terceirizam o serviço de departamento pessoal para efetuar recolhimentos e prestam informações ao FGTS e INSS em nome de seus clientes também podem utilizar o Conectividade Social para este fim.
Para isso, as empresas devem gerar pelo próprio Conectividade Social ICP uma Procuração Eletrônica. Caso seja necessário trocar de contador, é só revogar a Procuração Eletrônica anterior e conferi-la ao novo contador, sem complicações.
Não perca tempo! Veja alguns benefícios do novo canal Conectividade Social ICP e perceba que o empregador sai ganhando com o novo modelo oferecido pela Caixa Econômica Federal
- Simplifica e agiliza o recolhimento do FGTS
- Reduz os custos operacionais
- Aumenta a comodidade, segurança e sigilo das transações com o FGTS
- Aumenta a proteção da empresa contra irregularidades
- Facilita o cumprimento das obrigações da empresa relativas ao FGTS
- Garante integridade dos dados enviados via Internet
- Garante o não-repúdio, ou seja, a negação de autoria dos documentos assinados digitalmente via certificado digital
- Os arquivos possuem validade jurídica vigente na legislação brasileira
Benê Rodrigues – Jornalista