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Nuvem VIDaaS, sem custo para você,

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Veja o passo a passo para solicitar e emitir o seu VIDaaS

Profissional de Enfermagem

Certificado em Nuvem?

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Title

Passo a passo solicitação e emissão do seu VIDaaS 

Solicitação: Cadastro -> Solicitação -> Aprovação -> Biometria | Emissão:  Download-> CPF -> Senha Cadastrada na Validação

Como o VIDaaS transforma a rotina de Profissionais de Enfermagem?

🩺Melhoria nos processos clínicos;
🩺Melhora da experiência do paciente;
🩺Tempo para o acesso a prontuários diminui;
🩺Economia de tempo e dinheiro ao eliminar uso de fichas em papéis;
🩺Consulta facilitada ao histórico do paciente;
🩺Riscos de erros reduzidos em documentos e laudos médicos!

🩺É a sua caneta digital.

Veja os benefícios comprovados

Segmento saúde

- Abandono do papel
- Erros reduzidos
- Serviços de Assinatura de prontuários eletrônicos
- Acessar Serviços digitais oferecidos pelo COFEN

Segmento saúde

- Agilidade para assinaturas de contratos
- Segurança para lidar com dados sensíveis
digitais oferecidos pelo governo (IRPF e Portal GOV.BR)
- Outros serviços que necessitem de assinatura digital ICP-Brasil.

Transforme sua prática de enfermagem com VIDaaS!

Conheça o VIDaaS, Certificado Digital em Nuvem feito sob medida para transformar a forma como você gerencia sua prática de enfermagem. Com funcionalidades exclusivas, ele oferece inovação e segurança para atender às necessidades específicas dos profissionais de enfermagem, garantindo eficiência e conformidade com as diretrizes do COFEN

Para emitir e utilizar o certificado digital
em nuvem, baixe o aplicativo VIDaaS para mobile.
Utilizando o seu smartphone, clique em um dos
links ao lado ou vá diretamente na loja de
aplicativos do seu celular.

Para você que já está com o certificado digital em nuvem emitido no aplicativo VIDaaS
também pode utilizar o VIDaaS no Windows e no Mac. Clique ao lado para selecionar o tipo de computador que você utiliza e instale o VIDaaS Connect para expandir o uso do seu certificado.

O que é o certificado digital em nuvem?

Um certificado digital em nuvem, como e-CPF ou e-CNPJ, é guardado em um dispositivo criptográfico HSM e acessível via aplicativo móvel. Quando um site ou sistema compatível é acessado, uma solicitação de assinatura ou autorização é enviada para o dispositivo que contém o certificado.

Com funcionalidades exclusivas, ele oferece
inovação e segurança para atender às necessidades específicas dos profissionais de enfermagem, garantindo eficiência e conformidade com as
diretrizes do COFEN

Perguntas Frequentes

Como funciona a emissão de certificados com o VIDaaS?

É possível emitir o seu certificado de forma prática e dinâmica, utilizando apenas o CPF ou CNPJ e o seu rosto (reconhecimento facial). Saber o número do ticket é opcional e você pode finalizar a instalação do certificado mesmo se você esquecer a senha de emissão. 

Siga o passo a passo: 

  1. Baixe o aplicativo VIDaaS;
  2. Assim que instalado, abra o app e clique na opção “Novo” na tela principal;]
  3. Será aberta uma tela com duas opções, selecione a opção “Emitir novo e-CPF”;
  4. Digite o CPF e a senha de emissão que você cadastrou anteriormente. O sistema irá identificar automaticamente todos os certificados que estão disponíveis para a emissão;
  5. Escolha a senha que deseja utilizar daqui para frente e clique em “Continuar”.

Atenção: a senha deve conter pelo menos seis dígitos. São aceitos letras, números e caracteres especiais

  1. Confirme seu endereço eletrônico para enviarmos um e-mail com o título “Valid - Vidaas - Recuperar a senha do certificado digital - A3 Nuvem”. Este e-mail contém um QR Code que servirá para redefinir a senha do certificado caso você a perca no futuro. Guarde-o com carinho!

Clique em “Prosseguir” e pronto! A emissão do seu certificado foi realizada com sucesso.
Acesse esse link e veja o Vídeo de explicação

Mas e se eu esqueci a senha de emissão?

Não tem problema esquecer a senha de emissão, desde que você já tenha passado pela validação presencial ou por vídeo.

Siga o passo a passo:

  1. Na tela principal do seu app, clique em “Novo”;
  2. Selecione entre as opções “Emitir novo e-CPF” e “Emitir novo e-CNPJ”;
  3. Clique em “Esqueci a senha de emissão”;
  4. Digite o seu documento e cadastre uma nova senha de emissão;

Agora, é só encaixar seu rosto na moldura para fazer o reconhecimento facial. Permaneça em um local bem iluminado e encaixe o rosto na moldura seguindo as instruções do aplicativo. Pronto!

Como faço para recuperar/importar o meu certificado VIDaaS em nuvem?

Trocou de celular ou deletou o aplicativo e precisa recuperar seu certificado digital? Para realizar esse procedimento será necessário importar a credencial.

Siga o passo a passo:

  1. Há duas opções. Indo pelo botão “Novo” e “Importar antigos” ou pelo botão “Opções”, selecionando “Certificado Digital” e “Importar certificado”;
  2. Selecione o tipo de documento “CPF” ou “CNPJ”;
  3. Digite o seu CPF ou o seu CNPJ, de acordo com o documento selecionado. Digite também a senha de uso do certificado;
  4. Clique no botão “Confirmar”;
  5. O próximo passo é coletar a biometria facial. Permaneça em um local bem iluminado e encaixe o rosto na moldura seguindo as instruções do aplicativo;
  6. Clique em “Iniciar Reconhecimento”. A câmera do seu celular será acionada, basta posicionar o rosto de acordo com a orientação e aguardar a validação;

Após o sistema confirmar a importação, é só clicar em “Ver carteira”, e pronto, o certificado já está disponível para uso!

Acesse esse link e veja o Vídeo de explicação

Como autenticar e acessar portais e sites utilizando o certificado VIDaaS?

Realizar uma autenticação com seu certificado nada mais é do que realizar um login em uma plataforma parceira através do seu certificado digital.

É uma forma de comprovar que foi você quem acessou a plataforma. Você poderá logar via QR Code ou via notificação, mas isso vai depender da plataforma que está acessando. 

Siga o passo a passo:

  1. Em seu navegador de internet, digite o endereço do site que você deseja acessar;
  2. Com a tela do app aberta em segundo plano, clique na opção “Seu certificado digital em nuvem”;
  3. Escolha o seu certificado VIDaaS;
  4. O site exibirá um QR Code que deve ser escaneado dentro da contagem apresentada na tela (expiração);
  5. Abra o seu aplicativo VIDaaS no celular e clique em “Autenticar”;
  6. A próxima tela será uma moldura que você deve posicionar sobre o QR Code para escaneá-lo. Aguarde a confirmação de leitura;
  7. Se tiver mais de um certificado na carteira, selecione o que deseja utilizar e clique em “Confirmar”;
  8. Realize a autenticação com a sua biometria e aguarde a confirmação. Pronto.

O site que você está acessando realizará a autenticação final, e isso levará alguns segundos. Com a autenticação realizada, o site estará aberto.

Agora, para autenticação por push ou notificações, você receberá um alerta em seu celular.

  1. Abra o aplicativo e clique em “Notificações”. Serão listadas todas as mensagens de aplicações disponíveis;
  2. Clique na notificação referente ao site que você está acessando;
  3. Faça a sua autenticação por biometria e aguarde a confirmação;
  4. Pronto, você realizou uma autenticação!

Clique em “Ir para a carteira”. O site já estará logado em seu nome.

Acesse esse link e veja o Vídeo de explicação

Em caso de esquecimento da senha de uso (Erro 2002/2003). Como proceder?

Se você nunca deletou o aplicativo ou trocou de aparelho, é possível recuperar a sua senha com uma validação biométrica. Para isso:

  1. Na tela inicial, selecione o certificado desejado;
  2. Clique na opção “Esqueci a senha”;
  3. Mostrará uma mensagem de que todos os certificados pertencentes ao mesmo documento terão a senha alterada. Vá em “Continuar”;
  4. Digite o número do seu documento e dê “Prosseguir”;
  5. Clique em “Iniciar reconhecimento” para que sua biometria seja capturada;
  6. Quando estiver pronto em um local com boa iluminação, vá em “Estou pronto”;
  7. Siga as recomendações que aparecerão na tela para o enquadramento do rosto;
  8. Digite a nova senha e confirme a senha cadastrada;

Atenção: a senha deve conter pelo menos seis dígitos. São aceitos letras, números e caracteres especiais

  1. Clique em “Alterar senha” e aguarde a validação;
  2. Pronto, nova senha cadastrada com sucesso. Agora é só utilizá-la.

Se você já deletou o aplicativo ou trocou de aparelho e não se lembra da senha, é possível recuperá-la acessando o e-mail enviado quando você realizou a emissão do seu certificado. Para isso:

  1. Se na página inicial sua carteira estiver vazia, vá em “Novo”, “Importar antigos” e “Esqueci minha senha”. Agora se você tiver o certificado na carteira, basta selecioná-lo e ir em “Esqueci a senha”;
  2. Mostrará uma mensagem de que todos os certificados pertencentes ao mesmo documento terão a senha alterada. Vá em “Continuar”;
  3. Digite o número do seu documento e dê “Prosseguir”;
  4. Na tela irá mostrar a data em que foi enviado o e-mail, para qual endereço de e-mail e o título do assunto. Localize este e-mail;
  5. Clique em “Prosseguir”. Irá mostrar uma notificação questionando se encontrou o e-mail;
  6. Se encontrou clique em “Confirmar” e em seguida “Ativar câmera”;
  7. Faça a leitura do QR Code presente no e-mail ou insira manualmente o código que também está no e-mail;
  8. Digite a nova senha e confirme a senha cadastrada;

Atenção: a senha deve conter pelo menos seis dígitos. São aceitos letras, números e caracteres especiais

  1. Clique em “Alterar senha” e aguarde a validação;
  2. Pronto, nova senha cadastrada com sucesso. Agora é só utilizá-la. Se sua carteira estava vazia, é só seguir com a importação do certificado;

Agora se não encontrar o e-mail indicado, ao clicar em “Não encontrei”, aparecerá uma mensagem de “Erro ES-2003”. É só entrar em contato conosco informando a mensagem de erro que iremos te auxiliar.

Como assino um documento em PDF com o meu certificado?

Se a assinatura for realizada pelo celular:

  1. Na tela inicial, selecione o certificado desejado;
  2. Assinar documentos;
  3. Selecione o arquivo a ser assinado, respeitando o tamanho máximo de 7MB, clicando em “Adicionar”;
  4. Escolha a pasta onde seu arquivo está salvo e selecione o arquivo;
  5. Vá em “Assinar documento”;
  6. Clique em “Confirmar” para a autenticação biométrica;
  7. Aguarde um instante e pronto. Assinatura realizada com sucesso!
  8. Nesta etapa você pode escolher entre visualizar o arquivo assinado e até compartilhar.

Importante: Assinando pelo celular não é possível selecionar o local de assinatura. Ela
            sempre ficará no canto esquerdo do rodapé, na última página.

Se a assinatura for realizada pelo computador:

  1. Para assinar pelo computador é necessário ter o VIDaaS Connect já instalado. Caso não tenha, baixe aqui;
  2. Com o Connect já instalado, abra o arquivo que deseja assinar com o Adobe;
  3. No menu lateral esquerdo “Todas as ferramentas”, vá descendo até encontrar a opção “Usar um certificado”;
  4. Clique em “Assinar digitalmente”;
  5. Selecione o local no documento onde deseja assinar;
  6. Abrirá uma tela para a escolha do certificado que deseja usar para a assinatura;
  7. Após a escolha clique em “Continuar” e em seguida “Assinar”;
  8. Selecione o local onde deseja salvar este documento e clique em “Salvar”;
  9. Uma solicitação de autenticação será feita pelo VIDaaS Connect;
  10. Após autenticação, o documento está assinado.

Acesse esse link e veja o Vídeo de explicação

Como realizar a instalação do VIDaaS Connect?

Para realizar a instalação do VIDaaS Connect em seu computador, se o sistema operacional for Windows, é necessário que seja a versão 10 ou superior. Para Mac, há duas opções disponíveis de acordo com a versão que possui em sua máquina.

Siga o passo a passo: 

  1. Abra o navegador e acesse o site validcertificadora.com.br/pages/certificado-em-nuvem
  2. Desça a página e procure por “Faça download para Desktop”;
  3. Selecione a opção desejada, de acordo com o seu sistema operacional;
  4. Aguarde o download e quando estiver concluído, clique sobre ele para executar;
  5. Na mensagem “Deseja permitir que esse aplicativo faça alterações em seu dispositivo?” clique em “Sim”;
  6. Clique em “Próximo”, selecione a opção “Criar um atalho na área de trabalho” e clique em “Próximo” mais uma vez;
  7. Clique em “Instalar”;
  8. Após carregado, clique em “Instalar” mais uma vez;
  9. Após processado, clique “Fechar” e por último, clique em “Concluir”;
  10. Observe que o VIDaaS será aberto automaticamente, clique em “Instalar certificado”;
  11. Realize a leitura do QR Code pelo aplicativo VIDaaS em seu celular, basta ir na opção “Autenticar” no seu app para ler o QR Code e realizar a autenticação;
  12. Pronto! O certificado foi instalado com sucesso.

Dica: Para não precisar ficar autenticando a todo momento usando o celular, você pode fazer uma configuração em seu Connect. Basta escolher o certificado desejado, clicando na engrenagem ao lado direito e escolher o tempo de validade do token. Durante este tempo selecionado, ao se autenticar com o VIDaas em qualquer plataforma, se o Connect estiver executando em segundo plano, ele fará a autenticação automática. Sempre que vencer este período, é só voltar no Connect para repetir essa configuração. Legal né?

Acesse esse link e veja o Vídeo de explicação

Minha foto não deu match ao realizar a Solicitação, o que fazer?

Neste Caso deverá dirigir-se ao Coren de sua jurisdição para atualização da foto.

Ao acessar o portal de serviços para realizar a solicitação, os dados trazidos refere-se à outra inscrição que possuo, está certo?

Sim. Portal de serviços irá exibir os dados da última carteira emitida, mesmo que o profissional possua múltiplas carteiras registradas.

Os dados fornecidos no portal têm o objetivo de identificar o profissional, mas não incluem informações como número de registro dentro do certificado digital

Minha solicitação não foi gerada, fui informado por E-mail que o documento ultrapassou o tamanho permitido, o que fazer?

Neste caso, você deverá realizar uma nova solicitação anexando documento em formato menor.

O documento de identificação que está sendo inserido não deve exceder 3MB de tamanho. Isso significa que o portal não aceitará documentos maiores do que essa quantidade de megabytes permitidos.

Em caso de esquecimento de senha para acessar o portal de serviços, como recupera-la ?

Acesse o link https://ellosecm.com.br/cofen/  e click em "Esqueci minha senha " informe o seu login de usuário (CPF, sem pontos ou traços) e e-mail para receber nova senha