Certificado Digital para médicos
Certificado em Nuvem Grátis para médicos conveniados ao CFM
A partir de 29/10/2021, médicos conveniados ao CFM podem solicitar gratuitamente seu Certificado Digital no link https://certificadodigital.cfm.org.br.
A solicitação dá direito ao Certificado Digital eCPF A3 em nuvem, para até 30.000 assinaturas por mês, com renovação anual. Válido para uma (1) solicitação por CPF de médicos do Brasil inteiro que tenham CRM ativo, biometria cadastrada e/ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Quais são os tipos e modelos de certificados digitais para médicos?
Médicos podem adquirir os certificados digitais de modelo tradicional, como o eCPF para pessoa física, e podem escolher entre os tipos A1, instalados diretamente em um computador ou notebook, ou o A3, armazenados em mídias criptográficas como cartão, token ou em HSM (nuvem).
Os certificados digitais da Valid para médicos podem ser instalados no CRM Digital, ou em um cartão ou token criptográfico convencional. Também há a opção em nuvem.
Como faço para ter o certificado digital no meu CRM Digital?
A partir de 10/06/2021, médicos conveniados ao CFM podem solicitar gratuitamente seu Certificado Digital em nuvem no link https://certificadodigital.cfm.org.br.
Caso você precise de um certificado físico: em token ou cartão ou leitora você pode acessar os links abaixo.
Vale lembrar que você precisa possuir ou adquirir uma leitora para cartão inteligente. Ela será necessária para conectar o seu CRM Digital com o certificado instalado, sempre que for utilizá-lo, em seu computador ou notebook.
Comprar eMédico A3 de 3 anos sem leitora para o meu CRM Digital
Comprar eMédico A3 de 3 anos + leitora para o meu CRM Digital
Como faço para solicitar o certificado digital em Nuvem?
Se você por um médico conveniado ao CFM, você pode solicitar gratuitamente seu Certificado Digital em nuvem no link https://certificadodigital.cfm.org.br.
Como instalar o VIDaaS Connect no MAC OS X?
Para instalar o aplicativo VIDaaS Connect em computadores ou notebooks com sistema operacional MAC OS X, confira o passo a passo disponível aqui.
Qual software instalar para usar o CRM Digital com o certificado digital?
CRM Digital antes de janeiro de 2020:
Quem usa computador ou notebook com sistema operacional do Windows, precisa instalar o SafeSign versão 3.0.124.
Clique para baixar: 32 bits | 64 bits
Quem usa computador ou notebook com sistema operacional do MAC OS:
- Para versões do sistema operacional 10.9, 10.10 ou 10.11, é necessário instalar a versão SafeSign 3.0.88.
- Para versões do sistema operacional 10.12, 10.13, 10.14 ou 10.15, é necessário instalar a versão SafeSign 3.5.3.
Se precisar de ajuda, confira aqui como instalar o SafeSign em equipamentos com Windows e aqui as orientações para MAC OS.
CRM Digital adquirido após janeiro de 2020:
Quem usa computador ou notebook com sistema operacional do Windows, precisa instalar o IDProtect Client 7.19.04.
Clique para baixa o ID protect Client: 32 bits | 64 bits
Se precisar de ajuda, confira aqui o passo a passo para instalar o IDProtect em equipamentos Windows.
Quem usa computador ou notebook com sistema operacional MAC OS 10.13 ou superior, precisa instalar o IDProtect Client 7.19.04.
Confira aqui o as orientações para a instalação.
Atenção: Caso o seu cartão apresente a mensagem de "Token desconhecido", significa que a versão do gerenciador instalado (SafeSign ou IDProtect) não é a correta para o seu cartão.
Como assinar prescrição eletrônica com o certificado digital?
As prescrições eletrônicas podem ser assinadas com certificado digital diretamente no arquivo em PDF ou com uso sistemas, sites ou aplicações específicas para esse fim.
A seguir, confira o passo a passo para prescrição eletrônica em PDF.
Como assinar prescrição eletrônica em PDF:
Se optar por assinar receitas em PDF e sem plataformas de assinatura, você precisará baixar e salvar os modelos de receituários médicos eletrônicos aprovados pelo CFM – Conselho Federal de Medicina, disponíveis aqui.
Para prescrever:
- Abra o arquivo em PDF no seu computador;
- No programa do PDF, clique em Ferramentas e, depois, na opção Certificados;
- Em seguida, clique em Assinar Digitalmente;
- Clique em arraste com o mouse para selecionar a área que deseja assinar no documento;
- Selecione o certificado digital disponível para assinatura, clique em Continuar e, depois, em Assinar;
- Escolha o local onde deseja arquivar o documento no computador e clique em Salvar;
- Informe a senha do seu certificado digital para assinar o documento e clique em OK;
- Pronto, documento assinado. Agora, envie para o seu paciente o arquivo em PDF assinado.
Se você usa o VIDaaS, o Certificado Digital em Nuvem da Valid, assista o vídeo sobre como assinar documentos em PDF com o VIDaaS Connect.