Emissão do Certificado A3
Emissão do Certificado A3
Se você recebeu sua mídia por correio, após baixar o gerenciador, é necessário realizar a emissão do seu certificado.
Requisitos
- Possuir o Ticket e sua Senha de Identificação;
- Computador com Microsoft Windows 10;
- Navegador Google Chrome ou Microsoft Edge;
- Ter instalado o gerenciador do produto adquirido para CARTÃO INTELIGENTE ou TOKEN;
- Instalação do VAgent, aplicativo desenvolvido pela Valid Certificadora para otimizar a emissão.
Importante: Apesar da utilização ser possível em computadores com sistema operacional Mac ou Linux, a emissão deverá ocorrer em um equipamento Windows
Instalando o VAgent
Faça o download do VAgent.
Versão do VAgent |
32 bits |
64 bits |
2.0.5 |
Após finalizado o download, execute o arquivo.
Selecione o idioma e clique em OK.
Clique em Avançar.
Clique em Instalar.
Caso apareça a mensagem abaixo, dê OK para continuar.
Clique em Concluir. A opção “Iniciar o Valid Agent Server” deve estar selecionada caso realize o processo de emissão do certificado no mesmo momento.
Ele será mostrado na barra de tarefas do Windows também.
Passos para a emissão
Clique aqui para iniciar a emissão.
Insira o número do ticket, a senha de identificação (criada na validação) e os caracteres que aparecem na imagem. Em seguida, vá em “Enviar”.
Aparecerão os dados do certificado que deseja emitir.
Em Lista de CSP, selecione a opção de acordo com o modelo de mídia e software baixado.
Ex.: Etoken = Safenet. >> Safesign = G&D >> Atenna = ID Protect.
Após, selecione o Termo de aceite e clique em Instalar.
Clique em “Iniciar”.
Digite a senha PIN. Nesta janela ela poderá ser solicitada algumas vezes.
Por padrão de fábrica a senha PIN vem como 1234. É importante que após a emissão esta senha seja alterada para alguma de sua preferência. Para saber como alterar sua senha PIN/PUK vá até o final deste artigo.
Aparecerá a tela com as informações do certificado emitido.
Pronto, emissão concluída. Você pode acessar o Gov.br para validar o uso do seu certificado digital.
Para troca de senha PIN/PUK
É possível realizar a troca da senha dentro do gerenciador. A troca de senha é de reponsabilidade do cliente, a V/Cert não armazena esta informação e não há possibilidade de recuperação. Consulte a nossa Política aqui.
Com a mídia plugada na máquina, veja os passos a seguir, de acordo com o gerenciador utilizado.
Caso esteja utilizando o Safesign (Token Administration), abra o gerenciador, vá em “Token > Alterar PIN” e/ou “Token > Alterar PUK” e faça o cadastro da nova senha.
Caso esteja utilizando o Safenet, abra o gerenciador, clique no ícone de engrenagem no menu superior. Localize o botão no submenu superior “Modificar a PIN” e faça o cadastro da nova senha.
Para alterar a senha PUK, localize o botão no submenu superior “Modificar a PIN do administrador” e faça o cadastro da nova senha.