Emissão do Certificado A3

Emissão do Certificado A3

Se você recebeu sua mídia por correio, após baixar o gerenciador, é necessário realizar a emissão do seu certificado.

Requisitos

  • Possuir o Ticket e sua Senha de Identificação;
  • Computador com Microsoft Windows 10;
  • Navegador Google Chrome ou Microsoft Edge;
  • Ter instalado o gerenciador do produto adquirido para CARTÃO INTELIGENTE ou TOKEN;
  • Instalação do VAgent, aplicativo desenvolvido pela Valid Certificadora para otimizar a emissão.

Importante: Apesar da utilização ser possível em computadores com sistema operacional Mac ou Linux, a emissão deverá ocorrer em um equipamento Windows

Instalando o VAgent

Antes de baixar o VAgent, verifique qual é o modelo de seu equipamento, 32 ou 64 bits.

Para isso, pesquise na lupa de sua máquina por “Sistema”.

Verifique qual o tipo de sistema, para saber qual opção baixar

Agora, selecione a versão de acordo com o seu tipo de sistema, 32 ou 64 bits.

Versão do VAgent

32 bits

64 bits

1.2.6

Download

Download

 

Após finalizado o download, execute o arquivo.

Selecione o idioma e clique em OK.

Clique em “Próximo”.

Clique em “Instalar”.

Aguarde finalizar o processo de instalação.

A opção “Iniciar o Valid Agent Server – Cliente” deve estar selecionada caso realize o processo de emissão do certificado no mesmo momento.

Clique em “Concluir” para finalizar.

Ele será mostrado na barra de tarefas do Windows também.

Passos para a emissão

Clique aqui para iniciar a emissão.

Insira o número do ticket, a senha de identificação (criada na validação) e os caracteres que aparecem na imagem. Em seguida, vá em “Enviar”.

Aparecerão os dados do certificado que deseja emitir.

Em Lista de CSP, selecione a opção de acordo com o modelo de mídia e software baixado.
Ex.: Etoken = Safenet. >> Safesign = G&D >> Atenna = ID Protect.

Após, selecione o Termo de aceite e clique em Instalar.

Clique em “Iniciar”.

Digite a senha PIN. Nesta janela ela poderá ser solicitada algumas vezes.

Por padrão de fábrica a senha PIN vem como 1234. É importante que após a emissão esta senha seja alterada para alguma de sua preferência. Para saber como alterar sua senha PIN/PUK vá até o final deste artigo.

Aparecerá a tela com as informações do certificado emitido.

Pronto, emissão concluída. Você pode acessar o Gov.br para validar o uso do seu certificado digital.

Para troca de senha PIN/PUK

É possível realizar a troca da senha dentro do gerenciador. A troca de senha é de reponsabilidade do cliente, a V/Cert não armazena esta informação e não há possibilidade de recuperação. Consulte a nossa Política aqui.
Com a mídia plugada na máquina, veja os passos a seguir, de acordo com o gerenciador utilizado.

Caso esteja utilizando o Safesign (Token Administration), abra o gerenciador, vá em “Token > Alterar PIN” e/ou “Token > Alterar PUK” e faça o cadastro da nova senha.

Caso esteja utilizando o Safenet, abra o gerenciador, clique no ícone de engrenagem no menu superior. Localize o botão no submenu superior “Modificar a PIN” e faça o cadastro da nova senha.
Para alterar a senha PUK, localize o botão no submenu superior “Modificar a PIN do administrador” e faça o cadastro da nova senha.