O que é o VIDaaS Connect?

O VIDaaS Connect é a aplicação que permite o uso do certificado digital em nuvem no seu computador ou notebook.

Com o VIDaaS Connect instalado, você utiliza o seu certificado para assinar documentos eletrônicos e acessar os programas, plataformas e sistemas que está acostumado a usar em seu computador.

Para que serve o VIDaaS Connect?

Como o seu certificado digital fica armazenado em nuvem, para utilizá-lo em computadores e notebooks, você precisa de uma aplicação que o torne visível para os sistemas operacionais desses equipamentos.

O VIDaaS Connect torna isso fácil. Ele foi desenvolvido para você não perder tempo configurando o seu equipamento para usar o certificado digital em nuvem.

Como faço para instalar/baixar o VIDaaS Connect?

Pré-requisitos:

Sistema operacional Windows 10 ou MAC OS

Instalando o VIDaaS Connect

 

Não quer assistir ao vídeo? Acompanhe o passo a passo abaixo:

Execute o aplicativo baixado vidaas_connect.exe.

Selecione a pasta de instalação clicando em Procurar:

 

Clique em Seguinte, selecione se deseja criar um atalho na área de trabalho, e clique em Seguinte novamente.

 

Clique na opção Instalar.

 

Aguarde a instalação.

 

Se a máquina não possuir o .NETcore instalado, a aplicação solicitará a instalação dele. Clique em Instalar.

Após a instalação do .NET core, clique em Fechar.

 

A instalação do VIDaaS Connect será finalizada. Clique em Concluir para finalizar o processo de instalação.

 

Após realizar a instalação do Connect, reinicie o seu computador.

Instalando um certificado no VIDaaS Connect

A versão 0.2.4 do Connect suporta apenas 1 certificado por vez, mas é possível utilizar o mesmo certificado em mais de 1 computador ao mesmo tempo

Ao abrir a aplicação, selecione a opção Instalar certificado.

A aplicação solicita uma autenticação.

Após a autenticação, aguarde a finalização da instalação do certificado.

Após a instalação, a aplicação mostra o certificado instalado em lista, conforme abaixo:

 

Assinar arquivos PDF com VIDaaS Connect

Não quer assistir ao vídeo? Acompanhe o passo a passo abaixo

Para assinar arquivos em PDF, vá até a pasta onde se encontra o arquivo:

Abra o arquivo pelo Adobe:

Vai até a opção Ferramentas e selecione a opção Certificados:

Selecione a opção Assinar digitalmente:

 

Clique e arraste para selecionar a área de assinatura:

Selecione o certificado que será utilizado para assinar o documento:

Escolha o diretório onde será salvo o documento assinado:

O aplicativo VIDaaS Connect irá solicitar uma autenticação

 

Após realizada a autenticação a operação foi finalizada com êxito e você pode visualizar a assinatura no documento.

 

Assinar arquivos no VIDaaS Connect